Biometria passa a ser obrigatória em Conquista e Delta

biometria

No dia 05 de fevereiro (terça-feira), mais 121 municípios mineiros iniciarão o recadastramento obrigatório do eleitorado por meio da coleta de dados biométricos. O eleitorado total dessas cidades é de 1.852.664, com 412.313 (22,26%) já biometrizados.

Entre esses municípios da região, Conquista e Delta estão na relação.

O prazo para a conclusão da revisão biométrica varia entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, dependendo da cidade.

No caso de Conquista, que tem 5.324 eleitores, o prazo vai até 29/11/2019; já Delta com 6.114 eleitores, o prazo é até 10/10/2019. Ambos os municípios, tem sede do cartório eleitoral em Uberaba.

Os nomes de todos os municípios e os prazos da revisão foram divulgados no site do TRE-MG esta semana. 

O comparecimento à revisão é obrigatório para todos os eleitores registrados nesses municípios que ainda não fizeram o recadastramento biométrico.

Aqueles que já coletaram a assinatura, foto e digitais não precisam fazer o cadastro novamente. O procedimento foi determinado pelo Provimento nº 005/2018 da Corregedoria Regional Eleitoral, que traz todas as normas para o atendimento ao eleitor dessas cidades.

Atendimento - Para fazer o recadastramento biométrico, basta o eleitor comparecer a um cartório, posto ou central de atendimento com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).