Vem aí: FLAR - Festival de Literatura e Artes na Roça

Flar

A Feira Literária do Triângulo (FLIT) agora será Festival de Literatura e Artes na Roça (FLAR). Antes realizada no mês de outubro, agora a data do evento será de 15 a 17 de novembro, na Fazenda Santa Maria, entre os municípios de Sacramento e Conquista.

A primeira FLIT, foi realizada em 2016. Os organizadores, agora reunidos na Associação Amigos da FLIT, decidiram que inicialmente ela será realizada bienalmente até tomar corpo e autonomia. Nesta primeira edição da feira, a homenageada foi a escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “O Quarto de Despejo”.

No espaço, apelidado de Arena da Cozinha Piloto, expositores exibiram seus livros, promoveram uma tarde de autógrafos e foram apresentados painéis sobre temas literários.

No varal em volta da arena, escritores e poetas iniciantes literalmente "penduraram seus textos no varal".

Em outro momento, aconteceu uma oficina de produção de texto permitindo ao público ter contato com o processo de criação, fechando com uma oficina de astronomia que incluiu a observação das constelações.

Com direito a sarau e um luau musical juntando poesia, prosa, música e expressão artística, tudo ao ar livre, os organizadores decidiram ampliar a feira para festival.

As organizadoras, Sumaia e Siomara Mello, já começaram a mobilizar para ampliarem a programação desta edição. Na página oficial do evento no facebook, elas explicam que o objetivo é aumentar a participação dos moradores tanto de Sacramento como Conquista e, em especial, das comunidades da zona rural.

Como a “festa é na roça”, elas pretendem compartilhar a cultura regional e a do Triângulo Mineiro.