Vereadores votam projeto que obrigam bancos a instalarem portas de aço automatizadas

Câmara Conquista

Os vereadores da Câmara Municipal de Conquista votarão na noite desta quinta-feira (12), o projeto de lei nº 5, que “obriga os estabelecimentos bancários e outras instituições   financeiras   a   instalarem   portas   ou grades de aço automatizadas nas fachadas externas”. O projeto é de autoria do presidente da Casa, o vereador João Henrique Bovi, Dorinho, mas o modelo de implantação foi sugerido pelo atual comandante da Polícia Militar, o Tenente Milton Maffessoni Júnior.

Segundo o comandante, o modelo deste sistema - que é de sua autoria, foi muito bem aceito em Ibiá, quando então atuava no quartel desta cidade. “Quando eu ainda era comandante em Ibiá, tive essa ideia, elaborando este projeto de lei e entreguei ao prefeito lá para que fosse colocado em votação na Câmara, que por sinal foi aprovado por unanimidade. Após o prazo legal, os bancos instalaram as portas e, coincidentemente, Ibiá foi a única cidade do Triângulo Mineiro que ainda não houve explosão de caixas eletrônicos. Esta ideia percorreu todo o Estado, sendo copiada por vários comandantes, após pegarem o modelo comigo, onde, na atualidade, passa ser uma obrigação do comandante em cada cidade, provocar os Poderes Executivo e Legislativo, para criação desta lei e, por conseguinte, dificultar e desmotivar, ainda mais a presença de infratores desta modalidade criminosa em nossas cidades”, destacou.

O projeto consiste em fazer com que todos estabelecimentos bancários que possuem caixas eletrônicos sejam obrigados a instalar nas fachadas externas portas de aço automatizadas. Neste caso, incluem-se bancos públicos e privados, cooperativas de créditos, postos bancários, subagências, casas lotéricas e agência dos correios que funciona como banco postal.

Caso o projeto seja aprovado e o prefeito sancionar a lei, os estabelecimentos deverão cumprir o prazo para instalação, sujeito a penalidades do não cumprimento.

É válido ressaltar que recentemente uma agência bancária da cidade foi invadida por bandidos que explodiram caixas eletrônicos e causaram terrorismo na cidade com troca de tiros com a PM.

* Redação/Daniel Afonso