Municípios avaliam adesão ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Inspeção Animal

O Sisbi-Poa padroniza e harmoniza os procedimentos da inspeção no Brasil para garantir a segurança alimentar

Com o objetivo de dar continuidade e desenvolver o processo de implantação do Programa de Adesão aos Serviços do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Poa) na região, através de parceria com a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), Ima (Instituto Mineiro de Agropecuária) e a Emater-MG (Empresa Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais), o diretor Técnico do Ima, Thales Almeida Pereira Fernandes, vem a Uberaba, para um encontro com prefeitos e secretários municipais de Agricultura. 

A palestra foi solicitada pelos presidentes da Amvale, Rui Ramos, e do Convale, Renato Soares de Freitas, junto à direção do Instituto. A adesão dos municípios será de forma consorciada, via Convale. 

Segundo eles, implantar a inspeção consorciada é viável, diante da redução considerável nos custos operacionais do projeto, ou seja, minimiza as despesas para as administrações públicas.

Com a padronização e garantia da qualidade dos alimentos, além de apoiar a inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da  produção, a adesão ao SISBI/POA agrega valores, gera renda e oportunidades de trabalho no meio rural, com conseqüente melhoria na qualidade de vida das famílias beneficiadas.

O evento vai acontecer na próxima quarta-feira (3 de outubro), às 09h30, na sede da Amvale, na Rua Gabriel Junqueira, 422 –Boa Vista.

Comunicação Amvale