Obras do muro de contenção são concluídas, mas MP quer vistoria geral da ponte que liga Rifaina a Sacramento

Ponte de Rifaina

Foram concluídas na última terça-feira (19), as obras do muro de arrimo (contenção) na cabeceira da ponte de Divisa de Estados, que liga São Paulo à Minas Gerais, após os vários problemas ocorridos na mesma. Mas quem achou que estava tudo resolvido.... veja mais isso:

Atendendo a ofícios enviados pela Câmara de Vereadores e pela Coordenadoria de Defesa Civil Municipal de Rifaina, o Ministério Público do Estado de SP (MPE), por seu representante na Comarca, Dr. Alex Facciolo Pires solicitou que a Prefeitura de Rifaina realize uma vistoria em todo o trecho da ponte sobre o Rio Grande que liga os estados de SP e MG na cidade de Rifaina.

O MP considerou ofício enviado pela Câmara de Vereadores de Rifaina quando do episódio que resultou nas obras realizadas pelo DER – SP (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de SP) na cabeceira da ponte, no lado paulista, onde o assoreamento estava prejudicando as estruturas do dispositivo (o serviço foi concluído na semana passada, dentro do prazo previsto, pois o nível da represa havia sido baixado com autorização do Operador Nacional para que as obras fossem feitas).

Segundo o Secretário de Governo da Prefeitura, Alcides Diniz dos Santos – Cidinho -, os DERs de SP e Minas são responsáveis apenas pelas cabeceiras da ponte, mas o restante da extensão do dispositivo é de responsabilidade do construtor da ponte (CEMIG) para a hidrelétrica que explora a represa.

Segundo o Prefeito Hugo César Lourenço, após a notificação do MP, o Departamento de Engenharia da Prefeitura e a Defesa Civil de Rifaina já fizeram o levantamento fotográfico do piso da ponte em toda sua extensão, onde realmente ficou constatada a necessidade de intervenções para reparos, elaborando laudo técnico sobre as condições da ponte.

O material foi enviado à Promotoria e agora se aguarda as providências seguintes a serem adotadas pelo Promotor Alex Facciolo Pires.

Fonte: Prefeitura de Rifaina