Pesquisadores do projeto Exoss buscam relatos das pessoas que visualizaram meteoro na última segunda-feira

meteoro

Representante de um grupo de astronomia do estado de São Paulo procurou a reportagem do portal TOPUAI para colher testemunhos de pessoas que visualizaram o meteoro na noite da última segunda-feira (7). O fato foi registrado por várias pessoas de Sacramento, Conquista e Uberaba, e comentadas nas redes sociais desta experiência.

A ocorrência se deu por volta das 20h15, horário de Brasília, quando uma bola de fogo cruzou o céu, sendo avistado por várias pessoas e registrado pela estação do projeto EXOSS, do qual o Observatório Nacional é parceiro.

Uma das câmeras do projeto conseguiu capturar este momento, a OMC4, que fica baseada no Observatório de Campinas.

A partir dos relatos de várias testemunhas - até hoje, 58 registros com vídeos foram analisados pela equipe EXOSS; foi possível reconstruir a trajetória estimada deste bólido.

O grupo está sendo realizando uma pesquisa e precisa de sua agenda. Para colaborar, devem responder a pesquisa através deste link: http://exoss.imo.net/

Veja no link abaixo a postagem do vídeo na página do facebook do TOPUAI: https://www.facebook.com/topuai/videos/987120788130003/?q=chuva%20de%20meteoros%20top%20uai

* Redação/Daniel Afonso