Uberaba realiza duas etapas do “Agita”, em dezembro

Programa gratuito oferecido pelo Sebrae Minas tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo e oxigenar o ecossistema de inovação

O “Agita”, programa de aceleração de novas ideias de negócio de base tecnológica ou não, terá suas duas últimas etapas no mês de dezembro, em Uberaba. Trata-se do Agita Challenge - VLI, que acontece nos dias 6 e 7, e do Demoday Agita, programado para 11. As duas edições acontecem na sede do Sebrae Minas (avenida Doutor Odilon Fernandes, 684, bairro Estados Unidos). Ambos eventos são gratuitos, e as inscrições devem ser feitas no site Sympla.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues, o Agita Challenge vai ser um desafio de negócios para empreendedores. “Serão 12 horas de evento, em que os participantes devem propor soluções inovadoras e criativas para o seguinte desafio: redução do impacto causado pelo lixo e resíduos despejados ao longo da Ferrovia Centro-Atlântica - FCA”, informa.

A analista destaca que os compartes terão a oportunidade de conhecer os bastidores da gestão da VLi, uma empresa com soluções logísticas na integração de portos, ferrovias e terminais, e ainda desenvolver características, como: trabalho em equipe; liderança; análise de modelo de negócios; diagnóstico organizacional; matriz de priorização; brainstorming; análise estratégica; plano de ação; e pitch. “A premiação será uma viagem para São Paulo para um dia de imersão na empresa Cubo”, avisa.

Daiana esclarece que a última etapa, o Demoday Agita, é quando são conhecidos os times finalistas do programa Agita de Pré-aceleração. “O objetivo do programa é fomentar o empreendedorismo e oxigenar o ecossistema de inovação, trazendo novos empreendedores, com novas ideias de negócios. Considero que estamos atingindo esta meta”.

O Agita

A ação é direcionada, principalmente, para quem se interessa pelo ecossistema de startups e deseja abrir um negócio. Além disso, visa impulsionar modelos de negócios sustentáveis. O programa é mantido pelo Sebrae Minas, com metodologia da Escola do Sebrae, e conta com uma rede de parceiros e networking dos setores: Agricultura, Biotecnologia, Tecnologia limpa, Educação, Tecnologia para finanças, Alimentos e bebidas, Jogos, Serviços de saúde, Indústria/energia, Varejo/distribuição, entre outros.

O Agita é uma realização do Sebrae Minas, correalização da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba. Os patrocinadores são as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Faculdade de Talentos Humanos (Factus) e Universidade de Uberaba (Uniube).

Fonte: Pituca Ferreira