Vigilância divulga últimos números do Coronavírus em Franca

Coronavírus

Dados divulgados no início da noite desta segunda-feira (23) pela Prefeitura de Franca, através da Vigilância Epidemiológica, informando os dados atualizados de Coronavírus na cidade.

Até o momento:

- 15 suspeitos*
- 6 negativos
- 33 descartados
* 2 casos que estavam entre os suspeitos deram negativos

* Entraram mais 2 novos casos suspeitos: 

 

  • 1 mulher que havia passado por atendimento médico no fim de semana com tosse e dificuldade para respirar e que estava em casa, fazendo tratamento com antibiótico, veio a óbito neste domingo, 22. Foram coletadas amostras para investigar se ela estava com Coronavírus.
  • 1 paciente, de 60 anos, que está internada na Unimed /  Franca, com quadro de insuficiência respiratória e antecedenes de diabetes e cardiopatia, conforme informou o hospital.

Segundo o médico Homero Rosa Jr, da Vigilância Epidemiológica, após avaliação junto à equipe do hospital Unimed, o caso da criança de 9 anos que foi atendida no hospital em estado gripal e com dificuldade para respirar foi descartado como suspeito de Coronavírus.

O resultado dos exames do senhor que morreu no Hospital do Coração na sexta-feira, com suspeita de Covid-19, ainda não saiu.

Contra o Coronavírus, prefeito autoriza contratação de mais 55 médicos e profissionais da saúde

    O prefeito Gilson de Souza anuncia mais uma medida importante para as ações de prevenção, controle e contenção dos danos causados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O chefe do Executivo autorizou a contratação de 55 profissionais para reforçar as equipes de saúde. Serão convocados clínicos gerais, médicos emergencialistas e outros   especialistas, além de técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde para dar maior suporte aos atendimentos prestados nas unidades da rede municipal de saúde. "Temos atuado em várias áreas para evitar o máximo de danos à saúde da nossa população com o Covid-19. Fizemos 300 contratações na área da saúde em três anos e agora determinei o chamamento de mais de 50 profissionais. Só de médicos, serão mais 23 médicos clínicos gerais, emergencialistas e especialistas atendendo os moradores", afirmou o prefeito.

    Além do gabinete, as Secretarias de Saúde, Finanças e Recursos Humanos estão mobilizadas para agilizar as contratações dos profissionais. "Temos que agir com eficiência, unidos e pensar no coletivo para combater o maior inimigo não só da Franca, mas do mundo inteiro" disse Gilson.

Detalhes da equipe:
24 técnicos de enfermagem
8 auxiliares de saúde
23 médicos no total, sendo:
12 médicos clínicos gerais e de diversas especialidades e 
11 médicos emergencialistas   
 
Transporte coletivo reduzido a 25%
    A partir dessa terça-feira, 24, o transporte coletivo na cidade será reduzido drasticamente, ficando limitado a 25% de sua capacidade, por conta das medidas preventivas para diminuir o risco de proliferação do Covid-19. A decisão tomada pela Prefeitura e conjunto com a Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), gestora do transporte urbano na cidade e a concessionária, será compensada com adequações pontuais que foram definidas nas principais linhas e horários, visando o atendimento de trabalhador de determinadas empresas ou instituições, como os casos da Santa Casa e rede de supermercados Savegnago, em que os ônibus sairão das imediações dos locais nos horários de saída e levarão os funcionários até os bairros que residem.

Um dado revelado nessa segunda-feira pela empresa gestora do transporte, apontou uma acentuada diminuição de passageiros transportados no final de semana, cerca de 1,5 mil no domingo contra uma média  de 5 mil nesses dias. No sábado de 25 mil caiu para pouco mais de 5,2 mi. Mas ainda está havendo uma presença grande de pessoas idosas, bene ficiárias em sua maioria da gratuidade. Os ajustes que passam a vigor a partir dessa terça-feira atendem aos apelos e normas baixadas pelas autoridades do Município e do Estado.

Coleta do lixo sem alterações 

Com todos os cuidados redobrados, o serviço de coleta de lixo na cidade não sofreu nenhuma alteração em sua rotina. As informações são da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente que junto com a empresa responsável, vem cuidando de acompanhar a evolução das atividades com todo o cuidado. Os colaboradores recebem orientações diariamente sobre a necessidade mais frequente da higienização das mãos, além do uso obrigatório dos EPIs (equipamentos de proteção), como forma de protegê-los e também evitar que sejam agentes multiplicadores do vírus que está solto no ar. No site da Prefeitura é possível consultar as datas e locais de coleta e outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Serviços no tel. 3711-9440.

Fonte: Imprensa Prefeitura