Polícia alerta população para golpes em redes sociais

redes sociais

Aconteceu na manhã de quinta-feira (6), uma ocorrência na cidade de Araxá, onde uma pessoa relatou para a Polícia Militar que teria sido vítima de golpe em sua rede social, Facebook.

A vítima informou que um dia antes de acionar a PM, por volta das 20h, recebeu uma mensagem através do Messenger/Facebook, onde um autor (a) utilizou o perfil de sua namorada e teria lhe pedido um favor, que estava tentando efetuar uma transferência, mas seu cartão estava bloqueado.

O suposto autor teria passado os dados para que fosse realizada a transferência no valor de R$ 520 e pediu que lhe enviasse o recibo da transferência, tendo assim, a vítima feita a operação.

Após a transferência, o autor pediu mais um depósito, desta vez no valor de R$ 1.000, mas nesse momento, a vítima desconfiou que se tratava de um golpe. A vítima, então, ligou para a namorada, que lhe informou que possivelmente sua rede social teria sido hackeada e utilizada para prática do golpe.

Diante disso, a PM enviou para a imprensa repassar a população, algumas dicas para não cair nesse tipo de golpe. Confira abaixo:

- Se um parente/amigo lhe solicitar ajuda financeira através de redes sociais, ligue ou converse pessoalmente e certifique-se de que realmente o pedido está sendo feito pelo amigo/parente.

- Muitos golpistas roubam senhas e acessam redes sociais, se passando pelo verdadeiro dono do perfil, para aplicar golpes e solicitar dados ou depósitos bancários da vítima. Outra prática comum é a clonagem de whatsapp. Fique atento! Ajude a PM a cuidar da sua segurança!