Ao TOPUAI, secretário em Rifaina explica problema da ponte na divisa entre Minas e São Paulo

Ponte de Rifaina

Um cidadão de Rifaina (SP) divulgou nas redes sociais um vídeo produzido por ele próprio da atual situação na ponte que liga o município à Sacramento (MG), na divisa dos estados de Minas Gerais com São Paulo. O problema apontado pelo cidadão refere-se à cabeceira da ponte onde se formou uma cratera, inclusive com afundamento asfáltico e com risco sério de desabamento. Além deste problema, cabe lembrar que nos últimos meses, dois acidentes graves, com quedas de veículos da ponte no Rio Grande, deixaram enormes vãos nos corrimões e a mesma sem a devida proteção.

Diante desta situação, o portal TOPUAI procurou o secretário do gabinete da prefeitura de Rifaina, Alcides Diniz dos Santos, para esclarecer como se deu a denúncia feita pelo cidadão e o que está sendo feito para consertar o problema da cabeceira e da ponte.

Primeiramente, o secretário disse que tomou conhecimento da situação, da mesma forma que os usuários da ponte. “O Município não tinha noção desta situação, pois é um trecho de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP) que faz vistorias no trecho”, disse.

Diante disso, questionamos se alguma providência foi tomada pelo Poder Público e a resposta que deu foi essa: “o Poder público comunicou o fato ao DER/SP, pois trata-se de um trecho fora da estrutura da ponte, sendo comprovada que trata-se do acesso (cabeceira) por aterro....” [sic]

Indagamos ainda o secretário se o DER retornou alguma resposta sobre a situação e o problema na cabeceira da ponte. De acordo com Cidinho, como é conhecido na cidade, o DER/SP agendou a manutenção para o próximo dia 13/08. Sobre essa manutenção, o departamento irá sinalizar com pare/siga a partir do trevo em direção à Minas Gerais. Os usuários serão informados sobre os reparos, a partir do início desta manutenção.

Enquanto isso, os vereadores de Rifaina também se preocupam com a questão, mas querem também que o problema seja dividido com Minas Gerais, precisamente Sacramento, já que o município fica na fronteira entre os estados. Com isso, a Câmara Municipal de Rifaina, enviou ofícios para os Ministérios Públicos de Sacramento e Pedregulho; ao DER de Ribeirão Preto e Belo Horizonte; e para a Câmara e Prefeitura de Sacramento, explicando que a CEMIG (antiga concessionária), a ENGIE e o Governo de MG já foram oficiados algumas vezes, requerendo inclusive, apresentação de laudos, bem como melhorias na ponte, e, no entanto, nenhuma providência por parte destes citados, foram tomadas. Os vereadores suplicam auxílio para cobrar dos responsáveis as devidas providências, antes que algo mais grave ocorre no local.

Para ter acesso, aos ofícios enviados às autoridades pela Câmara de Rifaina, clique AQUI.

Veja abaixo, as fotos do problema na ponte.