Câmara homenageia professores com o cartão de prata ‘Mariléa Maluf’

Solenidade CMS

Em noite festiva, realizada nesta sexta-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Sacramento homenagearam nove professoras com o Cartão de Prata “Prof.ª Maria das Mercês Aparecida Maluf Ribeiro”. O evento, que contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo (Baguá), cumpre o disposto da Resolução nº 345/2015, do então vereador Márcio Luiz de Freitas, Marzola.

Sem muita embromação e apenas com a exibição de um vídeo para homenagear as educadoras, os vereadores entregaram cartões de prata para:

- Célia Maria de Almeida Costa, pelo vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende;  

- Elaine Aparecida Oliveira Bizinoto, pelo vereador Maurício Alves Rodrigues (Viana);

- Keila Cristina dos Santos, por Edmilson Peres;

- Lázara Maria Borges de Carvalho, por Henrique Spirandeli;

- Maria do Carmo Marques, por Matheus Fonseca;

- Maria Madalena Silva de Paula, por Leandro Araújo (Desemboque);

- Mariléia Abadia Alves Martins, por Luiz Devós;

-  Shirley Aparecida Ribeiro Tavares Magnabosco, por Luster Fernandes;

- Thaisa Castro Lobato Pires, por Marcos Pires.

Aproveitando a ocasião da solenidade, o vice-presidente da Câmara Matheus Bizinoto, entregou um cartão de prata à presidente da Casa do Menor Rosa da Mata, Ana Paula Rezende Souza, pelos 40 anos de relevantes serviços prestados na área educacional do Município.

 

ana paula
A presidente da Casa do Menor Rosa da Mata, Ana Paula Rezende Souza, recebeu homenagem pelos 40 anos da instituição na cidade

Coube à professora aposentada, Célia Maria de Almeida Costa, carinhosamente conhecida por Célia Abrate, para fazer o discurso em nome de todas homenageadas. No final, todos vereadores discursam, enaltecendo seus homenageados e a sua importância para a educação no Município.

Esta poderá ser a última homenagem da Câmara para professores e outros

Presente à solenidade, o ex-vereador Marzola lamentou o fato da referida solenidade, não acontecer nos próximos anos, caso seja aprovado, o projeto de resolução do vereador Maurício Viana para anulações de outras resoluções que preveem solenidades, como para homenagear os produtores rurais, alunos nota 10, dia da mulher com a Moção Carolina Maria de Jesus, servidores públicos e professores.

O projeto, que poderá revogar as homenagens, vem sendo bastante debatido em plenário e na última segunda-feira (6) o vereador, presidente da Câmara, Pedro Teodoro, solicitou vista e foi adiada votação. Resta saber quando irão inserir na pauta ou pedir dispensa do interstício para ser colocado novamente em votação, pois o mesmo não está para ser votado nesta segunda-feira (13). O ex-vereador Marzola inclusive disse à nossa reportagem que pediu uso da tribuna da Câmara para defender que o referido projeto não seja aprovado.

Quem foi Maria das Mercês Aparecida Maluf Ribeiro?

Dona Mariléa, assim ficou mais fácil para identificar a professora que muito lutou e contribuiu para a história da educação, política e social de Sacramento.

Ela foi diretora e professora da Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior; em 2013 foi condecorada com a maior honraria do Município, a Medalha de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, pelo ex-prefeito Bruno Cordeiro; foi também chefe de gabinete do ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges; Secretária de Turismo na gestão do ex-prefeito Joaquim Rosa Pinheiro.

Era casada com Amur Ribeiro, deixou os filhos Ivy, Mitsy e Antônio, netos, bisnetos, todos saudosos de seus ensinamentos e de sua personalidade marcante.

Conheça todos as homenageadas e seus respectivos autores, abrindo a galeria abaixo.

* Redação/Daniel Afonso