Casa do Menor Rosa da Mata completa 40 anos

Rosa da Mata

Neste feriado de 1º de maio, a Casa do Menor Rosa da Mata, em Sacramento, completou, 40 anos de fundação, uma instituição educacional que a cada dia que se passa é cada vez mais sacramentada e orgulho para a população, principalmente aqueles que mais necessitam e utilizam dos seus serviços.

A creche fundada em 1977, pelo padre redentorista, Júlio Negrizzolo, funciona na Rua Tiradentes, desde o início de sua história. Portadora dos títulos de Utilidades Públicas – Federal, Estadual e Municipal, a instituição também está registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Atendem atualmente 135 crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos, que recebem muito carinho e amor, sendo distribuídas 4 refeições ao dia, cuidados de higiene pessoal, escovação e banho, além de atividades recreativas, culturais e piquenique.

A história da administração da creche começou com a vinda das Irmãs Cabrinianas passando depois para um grupo de leigos, e, desde 1994 até os dias atuais, pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, que vieram na época a convite do Padre José Inácio de Medeiros, com a bênção do Bispo Diocesano.

Para manter o trabalho, a creche Rosa da Mata trabalha com 16 funcionários e recebe subvenções da Prefeitura e do FUNDEB, e ainda: doações do poder judicial, de benfeitores, uma pequena contribuição de alguns pais e ajuda de todos da comunidade. Além disso, a diretoria também trabalha na realização do bazar permanente, do pechinchão e o próximo evento será a Barraca de Doces na Festa da Padroeira – de 19 a 31/05 – que inclusive estão buscando doações em dinheiro para aquisição dos ingredientes que ainda faltam.

É muito trabalho, mas há mais amor que faz com que os dias sejam ainda melhores. A atual diretoria, presidida atualmente pela advogada Ana Paula Rezende Araújo Souza, está buscando ainda mais melhorias para a creche, como os projetos em execução: a instalação do aquecimento solar, a ampliação e reforma da quadra esportiva e a adequação das normas legais do espaço para o Corpo de Bombeiros.

Convidando a todos para a celebração de uma missa comemorativa das quatro décadas, a ser realizada nesta quinta-feira (4), às 19h na Basílica, a presidente Ana Paula agradece o apoio de todos: “40 anos da nossa creche. Muitos e muitos anos doando e recebendo amor. Foram diversas diretorias, sempre com o mesmo objetivo: ajudar aqueles que mais precisam. Obrigada a todos vocês, por estarmos tão unidos e firmes nesse propósito”.

Rosa da Mata – tudo começou quando Rosina da Mata e Silva, uma senhora sacramentana, generosa e amante das crianças, fez a doação de sua casa, para que ali se tornasse um porto seguro para o acolhimento de crianças carentes. Aqui na cidade há pessoas que a conheceram e a definem como uma senhora que realmente veio para servir os mais pequeninos.  A doação do imóvel foi feita para a Paróquia do Santíssimo Sacramento, mas é administrada pelas irmãs franciscanas e pelas diretorias que são formadas.