Ciclistas realizam pelo 2º ano percurso até Romaria

romaria

12

Cerca de 48 ciclistas de Sacramento partiram na madrugada de sábado (04), por volta de 3h30, saindo da Praça Dr. Valadares, no bairro Rosário, até à cidade de Romaria (Água Suja).

O percurso, realizado desde o ano passado pela Galera do Pedal, nada mais é que uma demonstração de fé à padroeira do mês de Agosto, Nossa Senhora da Abadia. O trecho de 140 km durou aproximadamente 10h, de muitas pedaladas e algumas paradas. “Apesar de ser um pedal em grupo, os objetivos são individuais: um conjunto de fé, superação pessoal, agradecimento...”, afirmou Juliana Batista da Silva, uma das participantes.

Em 2017, foram 30 ciclistas com este grupo. O número cresceu este ano e para ampara-los, a equipe contou com veículos de apoio. “Com esse número expressivo de ciclistas, o pedal é feito apenas uma vez ao ano. Entretanto, como alguns ciclistas não puderam ir nessa data, são feitos mais pedais para Romaria. Alguns ciclistas vão rezar, agradecer ou mesmo conhecer a cidade. Somos muito bem amparados pelo apoio, esse ano foram 6 carros, que levam água e as mochilas dos ciclistas com seus lanches, além do caminhão para transporte das bicicletas”, explicou.

Segundo a participante, o pedal é extenso e torna-se muito cansativo. “O desempenho depende do treinamento de cada ciclista, alguns vão mais rápido, outros demoram um pouco mais. Por isso a superação torna-se essencial nesse pedal”, destaca.

A chegada é o momento mais emocionante da aventura. “O momento da chegada é emocionante... os ciclistas têm uma subida no final do percurso, os que chegam primeiro, ficam esperando e vibrando com a chegada dos demais. O percurso é repleto de momentos de companheirismo, incentivo e descontração entre os ciclistas. Um ajudando o outro o tempo todo”, ressaltam.

Ainda sobre o trajeto, o grupo explica a importância da equipe de apoio que facilitam a jornada dos ciclistas. “Eles são fundamentais para esse trajeto e ficamos imensamente agradecidos no final do percurso”, ressaltam. A prefeitura ainda disponibilizou ao grupo um micro-ônibus para traze-los de volta à Sacramento; outros, retornam de carro.