Conselho de Segurança e Nettel apresentam oficialmente a Central de Videomonitoramento de Sacramento

câmeras de segurança

Conforme já divulgamos anteriormente, graças a uma parceria público-privada, Sacramento passa a contar, a partir deste mês, das câmeras de segurança, instalada já em vários pontos da cidade. Desde junho, as obras tiveram início e algumas estavam ainda em fase de testes.

Na manhã desta terça-feira (07) o Conselho Municipal de Defesa Social (CDSS) e a empresa Net Tel Sistema de Comunicação, apresentaram oficialmente à imprensa, autoridades e empresários, a Central de Videomonitoramento de Sacramento, instalada na sede da 184ª Companhia da Polícia Militar.

Durante a reunião, o presidente do CDSS, Onézio Francisco Cruvinel, falou que o conselho é o gestor do monitoramento na cidade e explicou que a operação deste sistema ficará instalado na Companhia e estará diretamente interligado com o comando da Polícia Militar. “Este primeiro momento foi de apresentação do funcionamento de algumas câmeras que já estão em operação. Nosso intuito é mostrar para a sociedade como é o funcionamento deste sistema que já está pronto e buscar mais parceiros para o aumento das câmeras na cidade”, enfatiza.  

A gestão deste monitoramento é responsabilidade do Conselho, que trabalhou durante vários meses, com a instalação e contratação da empresa terceirizada - com o apoio da prefeitura, para aquisição de 12 câmeras e auxiliando na construção da estrutura do sistema. “Ou seja, fizemos uma parceria com o Município e agora vamos buscar parceiros para ampliar a cobertura do monitoramento”, explicou Cruvinel.

A Polícia Militar cedeu o espaço da instalação da Central e será responsável pela fiscalização do monitoramento, uma vez que a empresa Net Tel disponibilizará um funcionário treinado para auxiliar neste trabalho.

Segundo o comandante da PM, Tenente Carvalho, o monitoramento é um grande ganho para a população: “são câmeras de alta qualidade, a maioria já foi testada e a nitidez é muito boa, a exemplo do que já temos acompanhado em outras cidades. Vamos ter uma melhoria muito grande, a partir do início do funcionamento deste sistema”, destacou.

Para o empresário Guilherme Borges de Rezende, da Net Tel, o sistema de videomonitoramento por câmeras que será inaugurado nos próximos dias, é semelhante ao implantado nas cidades da região, porém com a inovação da leitura de placas dos veículos. “Aqui temos a tela com seis TVs que mostrarão toda as imagens da cidade e mais três monitores na bancada para os operadores. Como o monitoramento será de 24 horas, teremos três operadores por turno”, enfatizou.