Durante 7 dias de pedal, fé motiva ciclistas na famosa rota Tambaú-Aparecida do Norte

Caminhos da Fé

Em aproximadamente 420 quilômetros, grupo atravessou a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e pouco asfalto para chegar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Sobre duas rodas, nove ciclistas de Sacramento se uniram e fizeram o percurso do Caminho da Fé, um desafio de aproximadamente 420 quilômetros, por sete dias, atravessando vilarejos, rios, cachoeiras e bosques em meio às belas paisagens passando pela Serra da Mantiqueira, que liga as cidades de Tambaú (local onde viveu Padre Donizetti) até Aparecida do Norte.

O grupo de Sacramento é formado pelo casal Márcio Pereira e Eliana Ribeiro - mais o seu irmão Otávio que reside em Araraquara, juntamente com Livian Flávia, Ana Lúcia Scalon, Fabiana Cervato, Heliton Ferreira, Hérica e Régis. Saíram da cidade até Tambaú no sábado (02) e o desafio teve início na manhã do domingo (03) durando sete dias.

Eliana explicou à nossa reportagem que para realizar o Caminho da Fé, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, eles contrataram uma agência de turismo que os buscou em Sacramento e os trouxe de volta de Aparecida à cidade e o principal o acompanhamento durante o percurso com o grupo.

“É uma rota de peregrinação em meio à natureza capaz de fascinar pela fé, de buscar a paz interior e também fazer uma agradável viagem de bicicleta. O ramal é todo sinalizado com setas e placas indicativas. Foi emocionante e minha primeira vez neste caminho”, destacou.

Conheça o percurso do Caminho da Fé, de Tambaú-Aparecida:

- 1º dia: Tambaú até a Pousada de Dona Cidinha – 72 km;

- 2º dia: Pousada até Andradas – 63 km;

- 3º dia: Andradas até Inconfidentes – 55 km;

- 4º dia: Inconfidentes até Estiva – 59 km – considerado um dos trechos mais difíceis;

- 5º dia: Estiva à Luminosa – uma cidadezinha que fica em uma serra longa, muita subida: “é um trecho muito difícil, a gente quase não pedala” – 66 km;

- 6º dia: Luminosa até Pindamonhangaba – 81,8 km – com 2146 m de altimetria;

- 7º dia: Pindamonhangaba até Aparecida do Norte – 30 km.

O grupo chegou ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida na manhã de sábado último, 09, por volta das 10h, assistiram à missa na Basílica, agradeceram pelas graças alcançadas de completarem a missão e em seguida retornaram pra Sacramento com o compromisso de retornar no próximo ano.