Em entrevista, diretor fala sobre os problemas da constante falta de água e dos investimentos do SAAE

saae

A reportagem do TOPUAI entrou em contato esta semana com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Osny Zago (foto), para esclarecer várias dúvidas pontuais que os cidadãos querem saber da autarquia, principalmente da constante falta de água nos bairros da cidade e sobre os motivos da falta ou não de investimentos neste setor.

O intuito do esclarecimento se deu às diversas manifestações que o portal recebeu em sua página pelo Facebook, bem como as postagens em grupos diversos desta rede social.

Para Osny, o problema da crise hídrica ocorre não somente em Sacramento, mas também nos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - confirmado isso através de vários links recomendados por ele, de gestores de outros municípios. “O problema não é pontual de Sacramento e do SAAE”, ressaltou.

Diante disso, apresentamos as questões abaixo e demos o prazo para responder. Em sua íntegra, colocamos abaixo as respostas dadas pelo diretor. Confira:

TOPUAI - POR QUE O SAAE NÃO USA O AUMENTO DE TARIFAS PARA AMPLIAR AS REDES?

Osny Zago - Os valores arrecadados com a última alteração tarifária atendem ao plano de investimento que foi apresentado junto à Agência Reguladora à qual o SAAE é consorciado. Este plano de trabalho foi apresentado em audiência pública e deve ser cumprido pelo SAAE.

Todo o processo foi divulgado e está disponível no seguinte endereço eletrônico:

https://drive.google.com/file/d/1nOx1QkhpGcsVAKiBKuBwdazTB2r5COd-/view

Dessa forma o SAAE precisa atender o que está no plano de investimento e as redes estão contempladas para investimento a partir de 2020.

TOPUAI - E POR FALAR NESSE AUMENTO, QUANTO FOI O ÚLTIMO AUMENTO?

Osny - De acordo com a Nota Técnica 059/2018 o valor de reposicionamento médio da tarifa foi de 19,57%, que passou a vigorar a partir de fevereiro/2019. No entanto o impacto nas economias comerciais e industriais o impacto foi maior visto que uma nova matriz tarifária foi implantada.

TOPUAI - POR QUE NÃO PRIORIZAR EM TROCAR REDES QUE APRESENTAM VAZAMENTOS?

Osny - A questão não é de prioridade, mas sim de capacidade de investimento. Não adianta fazer uma programação se não há recursos financeiros para executar. Dessa forma, foram atendidos outros pontos que também causavam problema e que tinham custo menor até que, com o reposicionamento tarifário e os reajustes propostos, o SAAE recuperasse sua capacidade financeira para custear a troca de redes.

TOPUAI - POR QUE ESTÁ DEMORANDO TANTO A OBRA DO RESERVATÓRIO NO CAJURU?

Osny - Se você consultar o Edital verá que não está demorando visto que os prazos têm sido cumpridos. Há que se observar que existem prazos para a concretagem, para a montagem do reservatório que devem ser cumpridos para a segurança da obra e para sua durabilidade. A empresa começou no tempo certo e concretou a base do reservatório e este só poderá receber carga depois de 25 dias de cura do concreto. Ao mesmo tempo a empresa está produzindo o reservatório em sua fábrica que virá montado e será instalado nos próximos dias. Existem ritos administrativos que devem ser cumpridos em razão das leis que regem a administração pública.

TOPUAI - QUAL O VALOR DA DESPESA COM ENERGIA?

Osny - Em média é de R$ 85.000,00 mensal.

TOPUAI - COM ESSE VALOR NÃO COMPENSA CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO NUM PONTO MAIS ALTO DA CIDADE?

Osny – NÃO RESPONDEU.

TOPUAI - ESSA QUESTÃO TAMBÉM É IMPORTANTE ESCLARECER. QUAL TIPO DE MATERIAL É DESPEJADO EM NOSSA ETE [ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO]? VEM DE UBERABA MESMO? POR QUE ESCOLHERAM SACRAMENTO? EXPLIQUE ESSE CONTRATO E PRAZO DE DURAÇÃO.

Osny - A ETE Santa Cecília recebe resíduo urbano coletado através das redes e de esgoto e interceptores e chorume descartado diretamente na ETE. [Nota da redação: a resposta deixou a desejar, ou seja, está incompleta]

TOPUAI - QUANDO AUMENTOU AS TAXAS NÃO ERA PARA TROCAR REDES E FAZER UM PROJETO DE FUTURO?  OU ERA PALIATIVO?

Osny - Conforme explicado anteriormente a aplicação de recursos atende ao determinado na Nota Técnica 059/2018.

TOPUAI - QUAL SUA OPINIÃO SOBRE OS NOVOS LOTEAMENTOS E SEUS RESERVATÓRIOS? ESTÃO DENTRO DO EQUILÍBRIO DO ABASTECIMENTO OU AINDA É INEFICAZ?

Osny - Os loteamentos que estão sendo autorizados em Sacramento estão apresentando documentação que atende as exigências estabelecidas na legislação. No entanto, apesar de contemplarem em sua maioria reservatório próprio, eles impactam na produção de água total da cidade, uma vez que a captação para a produção de água não é contemplada na autorização destes novos loteamentos. Assim, apesar de cumprirem a lei, impactam significativamente na demanda por água do SAAE.

TOPUAI – FIQUE À VONTADE PARA OUTRAS CONSIDERAÇÕES QUE QUEIRA MANIFESTAR.

Osny - É necessário que a população faça o uso racional da água neste período de estiagem já que, o manancial de captação de água reduziu drasticamente a vazão, os poços artesianos também estão com os níveis abaixando.

Pedimos que não use água para lavar calçadas, ruas, carros. Procurem alternar as faxinas semanais, não programem somente para a sexta-feira e o sábado, já que se a maioria das casas fizerem no final de semana a água não dá. É melhor economizar um pouco todos os dias do que termos que racionar no futuro.