Encontro Regional de Folias de Reis será neste domingo com homenagens e exposição fotográfica

folias de reis

Na foto de capa, o presidente da associação João Pereira dos Reis [Folia Estrela do Oriente – 1969], a diretora de patrimônio Eliana Garcia Vilas Boas e o folião José Pereira dos Reis

1

Se acontecer igual ano passado, durante o 31º Encontro Regional das Folias de Reis de Sacramento, os foliões e público terão que se agasalhar bastante. De acordo com o site ClimaTempo, a temperatura pode chegar a 14°. O encontro será realizado neste próximo domingo, 19 de maio, a partir das 8h da manhã, no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha.

Segundo o presidente da Associação de Folias de Reis de Sacramento João Pereira dos Reis, estima-se que este ano, passarão pelo parque mais de 30 folias. Apesar que nos últimos anos, o número de folias caiu. Em 2017, foram 32 folias e em 2018, aproximadamente 20. Dentre os motivos, justifica-se a crise financeira, o frio [no ano passado] e até a correria na organização.

A missa deste ano será celebrada pelo vigário paroquial, Pe. Carlos Alexandre de Souza e contará com a participação da Orquestra de Viola, durante e depois da cerimônia.

Já em relação ao tradicional almoço, estima-se que 6 mil pessoas deverão comparecer ao parque e prestigiar todo o evento.

Para relembrar toda a história dos precursores do encontro de folias de reis, o setor de patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará durante o evento, a exposição fotográfica “Encanto e Devoção: a tradição das folias de reis em Sacramento”. A exposição retratará a história e a biografia de cada um que contribuiu para que essa cultura continuasse.

O encontro teve seu início em 1988, durante a administração do então prefeito Luiz Magnabosco – Dídia. Trabalharam incansavelmente para que esse encontro se tornasse tradição e ocorresse todos os anos, os organizadores: Jair Ferreira e José Nicolau – já falecidos, este último recentemente, no dia 22 de abril; e Antônio Claret Scalon –Polaco, que esteve presente até o ano passado, mesmo acamado por problemas de saúde, mas com apoio da família sempre colaborando e participando.

Ainda dentro das homenagens, a secretaria vai homenagear o mais velho e o mais novo folião; são eles: o senhor José do Carmo Martins – “Zé do Carmo” – da folia de reis do Cerea; e o mais jovem, Ítalo Rodrigues, da folia Oriente para Belém.

E é claro que José Nicolau também será homenageado. O nome dele, inclusive, estava na divulgação do encontro deste ano. Infelizmente, faleceu no mês passado. A família dele foi convidada e estará presente para receber a homenagem.

Prestigiem o evento!