Escolas da rede estadual iniciaram ano letivo nesta segunda-feira

Afonso Pena

Nesta segunda-feira (19), cerca de 2 milhões estudantes retornaram às aulas nas mais de 3.600 escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerias. Serão 200 dias letivos de muito aprendizado e novas descobertas.

Neste início de ano, os alunos que vão iniciar o 6º ano do Ensino Fundamental se deparam com uma mudança significativa, própria desta etapa de ensino: mais disciplinas no currículo e mais professores em sala de aula. Já no 1º ano do Ensino Médio, há a inclusão de novas disciplinas, como Física e Química. Isso sem falar nos que iniciam o 1º ano do Ensino Fundamental: são mais de 60 mil estudantes matriculados na rede estadual.

Em Sacramento, a Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior fez uma acolhida para pais e alunos. Os professores fizeram dinâmicas com os alunos e aconteceram apresentações de música e dança.

A diretora da escola, Tânia Aparecida Moreno, destaca a importância de momentos como esse. “Mostramos para a criança que ela está sendo acolhida e com amor. Para os pais, é um momento de eles sentirem que os filhos estão em um ambiente seguro, principalmente aqueles cujos filhos estão entrando pela primeira vez na escola. Além disso, nesse primeiro dia, damos uma pincelada sobre as regras da escola e já falamos da reunião de pais que vai acontecer na quinta-feira”.

Júlia Pietra Gômides Lima é aluna do 2º ano do Ensino Fundamental e conta como foi seu primeiro dia de aula e a expectativa para o ano letivo. “Gostei da brincadeira: a professora separou a gente em dois grupos e respondemos a perguntas que estavam escritas em um papel. Foi muito legal e terminou empatado. Acho que esse ano vai ser muito bom, porque a professora vai passar muitas tarefas”.