Escolas Estaduais escolheram seus diretores e vice-diretores nesta segunda-feira

diretores

Nesta segunda-feira (17), as escolas da rede estadual de ensino e as comunidades escolares se mobilizaram no processo democrático para escolha dos seus novos diretores e vice-diretores. Ao todo, em Minas Gerais, foram escolhidos seus gestores em 3.496 escolas. O processo ocorreu no período de 8h às 20h.

Em Sacramento, as escolas Carolina Maria de Jesus e Barão da Rifaina, não tiveram eleições; já que os nomes de seus diretores foram indicados e aprovados por meio de um colegiado. Continuam sendo diretores destas escolas: Shirley Magnabosco e Leninha Bianchini (da Escola Técnica CMJ, respectivamente, diretora e vice) e Alice Jerônimo Melo e Maria Teresa Abrate Melo (do Barão, diretora e vice).

Já nas demais escolas, o processo de votação rendeu o dia todo. Todas as escolas para votação tiveram chapa única.

Conheça os eleitos de cada escola:

ESCOLA ESTADUAL CORONEL JOSÉ AFONSO DE ALMEIDA

Eleitos: Uriel Sólon Amarante Júnior (diretor) e os vice-diretores: José Bonifácio Cruvinel, Maria Tereza S. de Melo e Sandra Bizinoto.

Votos Válidos: 752 - 94,68%

Votos Nulos/Brancos: 40

ESCOLA ESTADUAL DR. AFONSO PENA JÚNIOR

Eleitos: Tânia A. Moreno (diretora) e Alessandra Inês Borges (vice)

Votos Válidos: 226 - 97,5%

Votos Nulos/Brancos: 6

ESCOLA ESTADUAL SINHANA BORGES

Eleitos: Naara Cristina Moreira Mota (diretora) e Cláudia de Oliveira Meirelles (vice).

Votos Válidos: 265 - 96%

Votos Nulos/Brancos: 10

Votação - A votação aconteceu em cédula única. Participaram da votação: os profissionais em exercício na escola; aluno com idade igual ou superior a 14 anos; aluno matriculado no ensino médio ou educação profissional, independente da idade; e pais ou responsáveis por aluno menor de 14 anos matriculado no ensino fundamental.

Processo - Todo processo de escolha foi coordenado por uma Comissão Organizadora, eleita em assembleia, composta por membros da comunidade escolar. A comissão é responsável pelo planejamento, divulgação e coordenação do processo de escolha e convocação da comunidade escolar para participar do processo.

A apuração dos votos aconteceu na noite de hoje (17); vence a chapa que obtiver o maior número de votos válidos; no caso de Sacramento, por serem chapas únicas, o resultado é de 50% dos votos mais um.