Está decidido: Sacramento não perderá seu Cartório Eleitoral

Wesley Cartório

TRE aprova Resolução para rezoneamento em Minas Gerais

Em junho o Portal TOPUAI noticiou o fato da cidade de Sacramento ser uma das que poderia deixar de ser Zona Eleitoral, perdendo assim o seu Cartório. Mas para surpresa de todos, na tarde desta quinta-feira (17), a Corte Eleitoral aprovou por unanimidade a Resolução 1039 de 2017 que aplica em Minas Gerais os critérios determinados pelo TSE para o rezoneamento eleitoral, conforme sua Resolução 23.520 de 2017.

Serão extintas, dentro de 60 dias, a contar da publicação, 45 zonas eleitorais de Minas, das 351 atualmente existentes. A cidade vizinha de Conquista consta nesta lista de extinção. Ao todo, dos 853 municípios de Minas, 139 passarão a integrar novas zonas eleitorais. O rezoneamento não implica mudança de local de votação dos eleitores, mas aqueles que pertencerem às zonas ou municípios que sofrerão alteração terão os dados do seu título alterados oportunamente. Ou seja, os munícipes de Conquista continuam votando na cidade, porém o cidadão terá que se deslocar da cidade para resolver quaisquer medidas no âmbito da Justiça Eleitoral.

Conversamos com o chefe do Cartório Eleitoral de Sacramento Wesley Resende Naves (foto), que comentou sobre o assunto:

“Recebemos a notícia sem surpresas. Há uns dois anos, antes dessa resolução, já havíamos sido informados de que Conquista passaria a integrar nossa Zona Eleitoral. Então já estávamos preparados para recebê-los, e até conformados. Entretanto há uns 40 dias em Belo Horizonte, fui informado de que por questão de logística, principalmente para adequação de uma Zona Eleitoral de Uberaba, os eleitores de Conquista passariam integrar aquela Zona. Toda vez que há fechamento de unidade jurisdicional há o risco de distanciamento do cidadão da prestação jurisdicional, mas diante do que está previsto na Resolução do TSE, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas agiu com muita habilidade. Havia previsão inicial do fechamento de mais de cem zonas eleitorais, e conseguiu-se que esse número caísse para 45, das 351 existentes”, destacou.

As zonas eleitorais extintas serão transformadas em postos de atendimento definitivo ou temporário – esse último, existirá até dezembro de 2018 e se aplicará aos casos da extinção de zonas em cidades com mais de 200 mil eleitores. Os postos de atendimento estarão ligados a uma zona eleitoral.

 

Sede do Cartório Eleitoral de Sacramento, situado na Rua Silva Jardim
Sede do Cartório Eleitoral de Sacramento, situado na Rua Silva Jardim