Inédito no país, queijaria inaugura em Sacramento cave com capacidade para 10 mil queijos

queijo senzala

1

De acordo com a Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), foi inaugurada nesta sexta-feira (17), em Sacramento, na Fazenda Caxambu, uma cave, estrutura no modelo das utilizadas para maturação dos queijos franceses.

A queijaria Senzala abriu o espaço para sua apresentação depois de um dia de campo para queijeiros da região. “Me inspirei depois da viagem que fizemos à França, com o apoio da FAEMG”, afirma Marly Leite, responsável pelo Senzala, primeiro lugar no Mundial de Queijos de 2017.

A cave, toda feita de pedras, tem 7 metros por 9 metros, sendo cinco metros de profundidade, que vão garantir a temperatura e umidade necessárias ao queijo de qualidade.

Marly Leite conta que a cave tem capacidade para 10.000 queijos. Por isso, estão identificando queijeiros da região para que possam compartilhar do processo de maturação na cave. “Já encontramos 22 produtores e esperamos trabalhar com eles até 2020”, destacou.

A cave neste modelo é inédita no país, de acordo com Marly. Com a presença de convidados, dentre eles, o prefeito Wesley De Santi de Melo – Baguá, o evento contou com palestra do IMA sobre a importância da regulamentação do Queijo Minas Artesanal.

Fonte: FAEMG/Adapt. Redação TOPUAI