Instituto Madiba e ‘Afonso Pena’ firmam parceria para ensinar programação às crianças

Instituto Madiba

Em um mundo cada vez mais conectado, a programação se tornou uma importante ferramenta social – quase tão essencial quanto ler ou escrever. Sendo assim, há quase 15 dias, através de uma parceria do Instituto Madiba e a Escola Estadual Dr. Afonso Pena Jr., tiveram início as aulas do projeto piloto Super Geeks – escola de ciência da computação para crianças. Os assistidos pelo projeto são crianças da faixa etária de 10 anos e inicialmente atendem apenas 10 alunos.

A Super Geeks, primeira escola de programação e robótica para crianças e adolescentes no Brasil, tem o objetivo de desenvolver aos alunos, através da programação de maneira híbrida, uma plataforma gamificada e interativa, onde todos poderão trabalhar não só conceitos de lógica computacional, mas também desenvolver habilidades importantes como a capacidade de resolução de problemas, a criatividade, a concentração e o uso prático da língua inglesa.

Hoje, a maioria das pessoas sabe navegar e utilizar aplicativos, mas não sabe projetar, criar ou se expressar através dessas tecnologias. Quem aprender Lógica de programação saberá isso e muito mais. A área de Tecnologia da informação é uma das que mais cresce no mundo, afinal, em praticamente tudo o que se cria existem softwares de programação.

Para a diretora do “Afonso Pena”, Tânia Moreno, “é uma grande oportunidade para nossos alunos, na maioria de famílias de baixa renda e com notas altas, critério este aplicado pelo Instituto”.

Com o curso, as crianças vão aprender criar games, robótica, educação financeira para criação de aplicativos e dois focados em Minecraft - um dos games de mundo mais populares atualmente.