Instituto Madiba em parceria com a Uniube promovem palestra motivacional ‘O Sucesso te chama’

Instituto Madiba

2

Na manhã desta sexta-feira (13), os alunos do Instituto Madiba e do último ano do Ensino Médio das escolas Coronel e Barão da Rifaina, participaram na Casa da Cultura “Sérgio Pacheco”, da palestra motivacional “O Sucesso te chama”, ministrada pelo professor Marco Antônio Nogueira, Pró-reitor de Ensino Superior da Uniube.

O intuito da palestra é motivar os alunos a encararem essa nova etapa de vida, com ânimo e vontade. A palestra ressalta a importância de levar sempre conosco atitudes que irão nos levar mais longe, como conhecimento, crenças fortes, autoconfiança, visão, disciplina e competência.

De acordo com o monitor do instituto, Airton de Carvalho Lopes, que também foi ex-aluno do cursinho e do IOS no ano passado, esta é a segunda vez que Marco Antônio realiza a mesma palestra na cidade e considera de grande valia para os alunos.

“Ano passado, ele conseguiu passar um pouco a parte da gente tentar sair um pouco do nosso mundo, aqui de Sacramento e ir para outros lugares, por exemplo, ter que fazer uma faculdade em outra cidade. Ele falou na outra palestra assim: ‘as pessoas estão presas em um aquário e não querem sair dele’, isso mostra que o jovem precisa sair um pouco mais da presença junto dos pais e tentar se libertar e construir sua própria independência”, explicou.

Destacando a história de vida da Dona Cleuza Maria, ex-boia-fria e fundadora da marca de bolos Sodiê, uma das maiores do mundo, Marco Antônio ressalta que “há a diferença entre sonho e realidade”, por isso, os alunos precisam confiar e atravessar fronteiras através dos estudos.

“A grande mensagem que deixo hoje, é dizer que nós realmente somos aquilo que pensamos, que processamos mentalmente. A forma como eu penso, qual a minha atitude diante dos acontecimentos. Pretendo deixar aqui, é muito próximo do que foi feito ano passado no instituto, de colocar para o jovem dele querer ter o sucesso. Eu considero e talvez seja uma prova-viva disso, que ter sucesso é uma obrigação. Obrigação de ter sucesso para fazer diferença na vida das pessoas, só que tem um desafio: todas as pessoas de sucesso passaram por dificuldades, todas ouviram vários ‘não’, mas como que elas conseguiram obter sucesso? É pela forma de pensamento, o jeito que elas processam a informação, o positivismo, isso que fez a diferença”, conclui.

Marco Antônio Nogueira (foto abaixo) graduou-se em Economia, pela Unesp em 1987. Possui Especialização em Administração de Empresas pela FAAP – Faculdade Armando Álvares Penteado e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. A carreira docente teve início em 1998, na UNIP de Ribeirão Preto, onde permaneceu durante quase dois anos. Em junho de 2000, Marco Antônio assumiu a direção do curso de Administração da Uniube e hoje atua como Pró-reitor de Ensino Superior da Universidade de Uberaba.

1

* Redação/Daniel Afonso