No feriado, Sacramento registra menor umidade do ar de Minas Gerais

umidade do ar

Segundo informações do jornal ‘O Estado de Minas’, na última quarta-feira, dia 15 – feriado de Nossa Senhora da Abadia – Sacramento registrou o menor valor do estado, referente a umidade relativa do ar - com 11%. Para se ter uma ideia, o índice ideal é 60%.

A baixa umidade relativa do ar atingiu algumas cidades do interior de Minas Gerais. Esses números deixam os municípios com clima de deserto. A temperatura máxima registrada foi de 36,6ºC em Montalvânia, na Região Norte de Minas.

Já a capital mineira – Belo Horizonte - vive dias de tempo seco por causa de uma massa de ar seco que estava sobre o estado. Há três dias, a cidade apresentou números que a deixou em situação de alerta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar seco que está sobre o estado vai perder força. A tendência é que o quadro crítico de baixa umidade diminua, sobretudo no Triângulo Mineiro e Noroeste.

Cuidados - Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.

* O Estado de Minas