Padre Ricardo assumirá em agosto a Paróquia Basílica de Sacramento

religião

A Paróquia do Santíssimo Sacramento apresentada sob o patrocínio de Maria terá um novo pároco a partir do mês de agosto. A notícia foi confirmada pelo novo substituto do pároco padre Jaime Ribeiro, Padre Ricardo Alexandre Fidélis (foto) em entrevista ao portal TOP UAI. Sua posse em Sacramento (MG) está marcada para 2 de agosto às 19h com celebração especial na Basílica do Santíssimo Sacramento.

“Espero ser acolhido como um Ministro de Cristo e Pastor da Comunidade Paroquial. Necessito do compromisso e do auxílio dos fiéis nos Conselhos, Comunidades, Pastorais e Movimentos. Meu projeto de vida é ser Padre. Este será meu projeto inicial e permanente. Diante dos desafios e necessidades eu serei plenamente Padre. Acolherei a todos, sem distinção, como Padre. Tomarei decisões como Padre. Servirei em tudo o que estará sob minha responsabilidade como Padre. A Paternidade espiritual da Comunidade é meu projeto, com todas as suas exigências e consequências. Por isso todos me chamarão de Padre [que significa Pai]. Juntos vamos fortalecer a Espiritualidade Cristã na Adoração ao Santíssimo Sacramento e na filial devoção à Virgem Maria, Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Este dever ser o ponto de partida e de chegada. As outras coisas virão por acréscimo”, destacou durante a entrevista, quando indagado sobre os projetos iniciais para a paróquia.

Sobre a convocação para vir para Sacramento, ele explicou que surgiu como uma proposta advinda do arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes e do vigário geral, sobre a possível transferência. “Como fui surpreendido, a princípio apresentei algumas questões de ordem pessoal e atuais projetos que estão sob minha responsabilidade que deveriam ser considerados antes de qualquer decisão. Alguns dias depois apresentei minha total disponibilidade crendo na vontade de Deus”, ressaltou.

Nesta quinta-feira (5), Padre Ricardo esteve em Sacramento e começou o trabalho de transição com o atual pároco. “Padre Jaime e eu nos reunimos num clima de total fraternidade e disponibilidade pois somos homens de Deus e nosso desejo é sempre servir a Igreja. Foram apresentadas todas as realidades que fazem parte da paróquia. Questões Sacramentais, Pastorais, Administrativas, as Comunidades Rurais e também a Rádio Sacramento, foram basicamente os assuntos elencados na pauta desta reunião”, acrescentou.

Sua transferência é uma sucessão no ofício de pároco. A presença dos padres nos ofícios eclesiais é sempre dinâmica e isto enriquece a Igreja. Cada um tem seus dons para serem colocados a serviço das comunidades paroquiais. “Mais do que uma substituição, prefiro dizer que darei continuidade ao trabalho de vários excelentes párocos que me antecederam, cada um com seus dons e suas limitações. A comunidade deve ser sempre agradecida pelos padres que a serviram e rezar por eles”, finaliza.

Biografia:

Padre Ricardo Alexandre Fidelis

Nasceu no dia 08 de Junho de 1976 na cidade de Teófilo Otoni – MG, porém sua família é de Santa Juliana – MG e foi nesta cidade que passou a maior parte de sua infância.

Filho de José Fidelis da Cruz e Terezinha Abadia Cipriano Fidelis que atualmente vivem em Uberaba, bem como dois de seus irmãos. Outros dois irmãos vivem em Brasília – DF com suas respectivas famílias.

Em 1993 ingressou na Congregação dos Religiosos Terciários Capuchinho de Nossa Senhora das Dores. Fez o Noviciado e Professou os Votos religiosos em Bogotá – Colômbia, onde residiu por dois anos. Permaneceu como membro da Congregação por 5 anos.

Cursou Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte – MG

Em 1999 ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Uberaba onde cursou Teologia.

Ordenado Diácono no dia 01 de junho de 2001 e Sacerdote no dia 03 de novembro de 2001 por Dom Aloísio Roque Oppermann.

Foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia do Santíssimo Sacramento (Adoração) em Uberaba onde permaneceu durante todo o ano de 2003.

Em Dezembro de 2003 foi transferido para a cidade de Prata – MG onde tomou posse como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo permanecendo até julho de 2007.

Nomeado Reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Uberaba – MG, tomou posse no dia 04 de agosto de 2007 e permaneceu nesta função por 10 anos. Durante este tempo também foi Capelão das Monjas Concepcionistas.

Assumiu a Paróquia de São José Operário em Ponte Alta / Uberaba – MG onde permaneceu por 1 ano e 3 meses.

Representante de Presbíteros da Arquidiocese de Uberaba entre os anos 2005 e 2008.

Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Uberaba de 2007 a 2012.

Lecionou diversas disciplinas teológicas no Instituto de Teologia, Escola Diaconal e ESTELAU.

Assessor espiritual dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese desde 2017.

Atualmente é Presidente e diretor espiritual da Legião de Assistência Cristã (LAC) que mantém a “Casa do Menino”, importante Instituição beneficente na cidade de Uberaba.