Romeiros começam peregrinação a Água Suja

Romaria

Com fé em Deus e pé na estrada até o Santuário de Romaria

Começou esta semana a tradicional peregrinação dos devotos de Nossa Senhora da Abadia rumo ao Santuário em Romaria. A festa em louvor a santa acontece na próxima terça-feira, dia 15 de Agosto, mas o sacrifício de quem cumpre promessa ou vai simplesmente para agradecer já começou. Ontem, por volta de 14 horas, já começaram a partir vários grupos de peregrinos pelas rodovias MG-190 e BR-262.

Nossa reportagem passou pela região de Microondas, às 19h, e um grande número de pessoas já estava bem avançado com o percurso. Novatos e veteranos dividem espaço no caminho, mas a maioria não revela a promessa que foi feita a Nossa Senhora, costumam normalmente expressar a fé e a devoção que vêm muitas vezes da própria família.

Alvanir Rodrigues que acompanhou o esposo Romildo até o trevo de Sacramento, disse que ele faz a peregrinação há 18 anos. “Meu marido fez uma promessa porque a sua irmã Rosely não conseguia ter filhos. Depois de várias tentativas, daí nasceu a filha Luiza. No início a promessa era de sete anos, no entanto foram as graças alcançadas neste período e a cada ano sua fé foi aumentando e fortalecida. Eu sempre digo que sinto diminuída nesse contexto da caminhada perante ao meu marido que está sempre com disposição de enfrentar 4 dias e noites com sol, chuva e frio. A resposta que tenho para tudo isso se chama Fé”, destacou.

 

foto romaria
Na foto, Romildo Leal seguiu a peregrinação com seu grupo, na tarde de ontem por volta das 14h (Foto: Reprod./Facebook Alvanir Rodrigues)

 

A primeira parada maior que fizeram foi no trevo da BR-262, onde a maioria fez uma pausa para descanso e jantar, no Spasso Armazém. Alguns, por volta das 3h, seguiram a madrugada até o povoado de Almeida Campos, no Posto Triângulo, onde hospedaram na casa do casal Izidoro e Luzia. Nesta quinta-feira, às 14h45, já estavam partindo com a parada de descanso e jantar na área da “boca do eucalipto”, previsão de chegada às 20h30. Carros de apoio acompanham os peregrinos da fé.