Treze alunos de Sacramento são premiados na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Obmep

Matheus Zago Borges foi o único aluno a conquistar medalha

Divulgada nesta tarde de quarta-feira (22), a listagem de todos os alunos premiados na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

Dos 148 alunos de Sacramento (MG) que fizeram a prova da 2ª fase das olímpiadas, 13 foram premiados. Destes, apenas o aluno Matheus Zago Borges (foto), 17, da Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, conquistou uma medalha, sendo esta de bronze.

E foi justamente a reportagem do TOPUAI que trouxe o resultado em primeira mão ao aluno Matheus sobre a sua conquista: “Caramba. Eu mesmo?”, indagava sem acreditar no resultado.

Segundo o medalhista, que estuda no 3º colegial no período da manhã, a prova deste ano foi mais difícil, mas valeu os esforços junto com o professor da disciplina, Júnior Soares: “recebemos orientação e algumas questões para revisão e por conta própria dei uma verificada nas questões do ano passado. Refiz tudo de novo. Esse ano foi mais difícil, porém ano passado eu não sabia tanto trabalhar com gráfico e fui melhorando nisso”, ressaltou.

Mesmo sendo um bom aluno na área de exatas, Matheus está estudando para passar no vestibular no curso de Enfermagem. Ele já fez a prova da Unesp e agora se prepara para o vestibular da Universidade de Uberaba (Uniube).

Na edição de 2016, Sacramento conseguiu três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze e ainda mais 14 alunos, tanto das escolas municipais quanto estaduais, foram agraciados com o Certificado de Menção Honrosa.

A olimpíada, criada em 2005, é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Conheça todos os alunos premiados de Sacramento e suas respectivas escolas, lembrando que exceção do aluno Matheus, os demais receberão o certificado de Menção Honrosa. Veja a lista abaixo:

Nível I

- ARTHUR VINICIUS DE OLIVEIRA - EE CEL JOSE AFONSO DE ALMEIDA

- MARIA LUIZA MOTA ZAGO - EE SINHANA BORGES

- NURIAN ALMEIDA ZANDONAIDE - COL ROUSSEAU

- TIAGO NEVES MAGNABOSCO -         COL ROUSSEAU

- VITOR BATISTA DE AZEVEDO - EE SINHANA BORGES

Nível II

- MARIANE FLAVIA DE OLIVEIRA - EE CEL JOSE AFONSO DE ALMEIDA

- NICOLY CRISTINY DA S ALVES - EE SINHANA BORGES

- VIVIANE RIBEIRO DE BARCELOS - EM CEL JULIO BORGES

Nível III

- AGATHA LAIS RAMOS - EE CEL JOSE AFONSO DE ALMEIDA

- GABRIELLA RANUZI SILVA - EE CEL JOSE AFONSO DE ALMEIDA

- IAGO CRUVINEL PICOLO - EE CEL JOSE AFONSO DE ALMEIDA

- LARISSA MAHLER MARTINS - EE CEL JOSE AFONSO DE ALMEIDA

- MATHEUS ZAGO BORGES - EE CEL JOSE AFONSO DE ALMEIDA (MEDALHA DE BRONZE)

* Redação/Daniel Afonso