ACE/CDL e Sicoob realizam Semana do Empresário e da Micro e Pequena Empresa

ace

As duas últimas semanas foram marcadas por três palestras realizadas em parceria entre a entidade ACE/CDL Sacramento e a instituição financeira cooperativa Sicoob Sacramento, para comemorar o dia do empresário e da micro e pequena empresa, que são comemorados dia 05 e 10 de outubro. O evento foi nomeado como a Semana do Empresário e da Micro e Pequena Empresa e contou com a participação de associados à ACE/CDL e Sicoob, colaboradores das empresas e estudantes da Escola Estadual Escritora Carolina Maria de Jesus.

A primeira palestra foi realizada no dia 25/09 pelo palestrante Victor Vila Nova, com o tema “A Saúde Fiscal da Empresa”, pelo programa Associa Minas, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais – Federaminas. Na ocasião, Victor que é Administrador de Empresas, Contador e Analista de Sistemas, falou sobre o cenário atual das empresa no Brasil, as ferramentas utilizadas pela fiscalização, o planejamento tributário, o preparo para o físico digital, a análise de processos fiscais, Sped, Sintegra, NFe, E-social, e outros tópicos que muito causam dúvidas aos empresários. O palestrante também ressaltou a importância de estar em contato com seu contador e por dentro das mudanças que ocorrem com relação às exigências por parte do fisco.

O segundo encontro aconteceu dia 26/09 e ficou por conta do palestrante Rodrigo Morart, que também veio pelo programa Associa Minas, com o tema “Conhecendo a Si mesmo, atitude para o sucesso”. A palestra foi com foco em motivação e ficou marcada pela interatividade e bom humor do palestrante. Rodrigo que é Administrador de Empresas, graduado em Gestão de Pessoas, Técnico em excelência em vendas, graduado em Marketing, pós graduado em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Estratégica do Varejo, abordou tópicos como vendas, atendimento, relacionamento, estratégias e como encarar clientes e motivá-los a comprar. A palestra reforçou a importância de conhecer o ambiente de trabalho e focar nas pessoas para obter resultados expressivos e sucesso nos negócios.

Na noite da última quarta-feira (03) o palestrante Leandro Quintão fechou a semana comemorativa com a palestra “Máquina de Vendas”. Leandro que também é dono de um currículo extenso, é formado em Administração de Empresas e especializado nas áreas de Gestão Empresarial, Estratégia e Desenvolvimento de Pessoas, Comunicação e Finanças, e já atuou como executivo nas empresas nacionais e multinacionais no Brasil, EUA e Suíça. É licenciado da JVF Educação Empesarial e formado em Programação Neurolinguística - PNL pela The Society of NLP – EUA.É especialista internacional na filosofia Lean Thinking, pelo Instituto Lean no Brasil, e especialista em Gestão, Formação de Líderes Corporativos, vendas e estratégias.

Nesse último encontro Leandro ressaltou tópicos importantes referente ao processo de vendas. Falou sobre os tipos de vendedores, o que não é permitido acontecer e como eles devem desenvolver o estilo de vendas diante de seus clientes. Quintão também citou a importância dos líderes e a responsabilidade que eles tem diante de sua equipe de trabalho. O palestrante deixou claro que é preciso estar atento às mudanças e fazer as modificações necessárias para que a empresa fique alinhada com a evolução que tem acontecendo no mercado. Não é permitido parar no tempo. É preciso criar estratégias e metas, e segui-las sem desculpas. Mas também é importante saber fazer tudo isso, dentro do que é possível realizar.

As palestras totalizaram 550 inscritos e ao final de cada uma foram realizados sorteios de brindes fornecidos pelo Café Marques da Costa e loja Essencial Modas. Essa foi a primeira realização em parceria entre ACE/CDL e Sicoob Sacramento, e ambas estão dispostas a juntas trazerem mais conteúdo para o próximo ano, continuando a contribuir para o desenvolvimento e crescimento de seus associados.

Palestras da "Semana" geram ação social

As palestras realizadas pela ACE/CDL e Sicoob Sacramento foram gratuitas para associados. No entanto, os organizadores pediram a doação de um pacote de fralda para que posteriormente fossem doados ao Lar São Vicente de Paulo.

Ao todo, foram entregues ao Lar quase 200 pacotes de fraldas para uso dos idosos. As entidades sabem da importância de ações sociais e não deixaram a oportunidade passar.