ACE/CDL Sacramento encerra mês comemorativo a mulher relembrando importância da saúde feminina

Dia da Mulher

A entidade realizou no dia 08 de março em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde evento destinado às mulheres 

O dia 08 de março é destinado a comemoração do Dia Internacional da Mulher.  É uma data marcada para homenagear as mulheres do mundo, relembrando suas lutas e conquistas. Durante todo o mês podemos ver movimentos expressivos e eventos direcionados aos temas femininos que abrangem os mais diversos assuntos. A Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) escolheu este ano realizar um evento voltado para a saúde da mulher, e para isso, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Sacramento e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu na data comemorativa, dia 08 de março, e contou com a presença de cerca de 150 mulheres.

O encontro teve início com café de boas-vindas e foi marcado pela presença da ginecologista e obstetra, Dra. Thallyta Calapodopulos e pela enfermeira e graduanda em psicologia, Karla Fernanda, ambas atuantes no SUS de Sacramento.

O tema abordado foi a saúde feminina, ressaltando a importância de conhecer o seu próprio corpo, saber diagnosticar as diferentes reações que ele demonstra e a importância de sempre procurar profissionais da saúde, para avaliações regulares e ajuda para problemas que podem surgir ao decorrer da vida. Tudo isso, sem constrangimentos e culpas.

Dra. Thallyta realizou a palestra “Você conhece a Brigity?” explicando de modo bem-humorado e descontraído como as mulheres podem conhecer seu corpo e entender seus sinais. Para ela, o encontro foi motivo de grande alegria e gratidão. “Eu fiquei muito feliz e grata pela participação maciça de todas as mulheres que estiveram em nosso bate-papo sobre as nossas “ Brigitys” no mês da mulher. Deixo aqui meu agradecimento, e coloco à disposição meu carinho e atenção a todas! Estou muito feliz pela procura de muitas no consultório a fim de tirar dúvidas e se conhecerem melhor. É assim que conseguimos diminuir muitos sofrimentos desnecessários no dia a dia! Deixo a pergunta: você já cuidou da sua  Brigity hoje? E o desejo, de um feliz ANO da mulher! ”

A enfermeira e graduanda em psicologia, Karla Fernanda, ministrou a palestra “As aventuras de Brigity”, e também amou a experiência de estar junto com tantas mulheres em uma data especial. “Eu achei uma experiência maravilhosa poder estar junto com tantas mulheres, com tanta diversidade. Eventos nesse sentido são muito valiosos para a sociedade, por ser uma forma de aproximar pessoas para um objetivo comum, no caso, exaltar a mulher e proporcionar um bate-papo para colaborar com o enriquecimento delas enquanto Mulheres e pessoas.” E ressaltou: “é importante não deixarmos de lembrar que antes de qualquer coisa, somos seres humanos com emoções, fraquezas e conquistas e por isso a necessidade em procurar ajuda psicológica quando necessário, assim como procuramos ajuda em outras áreas. A psicologia   está entre as áreas de atendimento multiprofissional.”

Karla ressaltou também sobre a necessidade do desbloqueio quando se fala em atendimento psicológico, um assunto que ainda é tratado por muitos de forma equivocada. “Saúde é bem-estar biopsicossocial. Então cuidar da saúde mental é cuidar de si e promover saúde para o corpo! Corpo e mente não se separam”. Karla também deixou o seu recado para as mulheres. “Acreditem no Mulherão que vocês são! Somos Mulheres com M maiúsculo! ”.

A ACE/CDL ressaltou durante o evento a disponibilidade de profissionais qualificados para atender a população no SUS e a importância de fazer os exames de rotina e buscar ajuda sempre que for necessário.

O evento contou também com doações de lojas associadas à ACE/CDL para o sorteio de brindes, realização do café de boas-vindas, oferecido pelo Supermercado Maísa e Café Marques da Costa, e demais empresas que doaram bombons que foram distribuídos para as mulheres, na entrada do evento. A ACE/CDL também sorteou dois vales-compra no valor de R$100,00 reais cada.

Fonte: Mariana Alves (Comunicação ACE/CDL)