PM Ambiental prende homem que fazia garimpo clandestino no Rio Araguari

polícia ambiental

1111111

Na última quarta-feira (8), por volta das 13h, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) de Sacramento, durante patrulhamento na zona rural, na região do Soberbo, escutou barulhos de motor estacionário vindo do interior do Rio Araguari.

Devido à dificuldade de aproximarem até ao local – por não ter estrada e ser de mata fechada, os militares deslocaram a pé, porém não obtiveram êxito em descobrir o motivo do ruído na proximidade do rio.

Foi necessário um aparelho de drone sobrevoar parte do rio e descobrir em uma ilha que havia uma pessoa praticando garimpo com uso de equipamentos de mergulho e balsa com motor estacionário.

Contudo, os militares deslocaram até o outro lado do rio – na região dos Diogos, e depois de diligências em várias propriedades rurais, obtiveram êxito em abordar em uma chácara, o autor, sendo um indivíduo de 56 anos, que confessou que estava garimpando ouro, com utilização da balsa flutuante com motor de opala e bomba sugadora, sem nenhum tipo de documentação ambiental.

O indivíduo ainda confessou que realizava o garimpo há cerca de 60 dias e teria colocada a draga da balsa em um ponto que não sabia informar. Em data anterior, ele relatou que conseguiu garimpar 0,05 g de ouro e vendido na cidade de Franca (SP).

Sendo assim, ele foi preso em flagrante delito e conduzido à delegacia de plantão em Araxá (MG).