Dados oficiais sobre o Covid-19 são divulgados pelo secretário de saúde

coronavírus

Apesar do decreto publicado ontem (19) suspendendo os alvarás de funcionamentos de alguns tipos de estabelecimentos por tempo indeterminado, o prefeito de Sacramento voltou atrás nesta sexta-feira (20), e modificou o artigo, passando a vigorar ainda “centros de comércio, galerias e lojas”. A nova medida ocorreu após reunião com representantes da associação comercial (ACE).

De acordo com o post publicado nesta noite na página pessoal do secretário municipal de saúde e gestor do SUS, Reginaldo Afonso dos Santos, um decreto do mesmo teor foi publicado pelo governador Romeu Zema e do Ministério da Saúde [através de portaria] regulando o atestado médico para toda família.

Na postagem do secretário, ele ainda destacou que somente ontem, 53 pessoas acionaram a Central de Atendimento em Saúde, apresentando sintomas gripais. “Destes 02 foram encaminhados com Síndrome Respiratória Aguda Grave com sintomas do Covid-19. Outras 14 pessoas tiveram casos notificados; 10 de Sacramento e 04 de outras cidades”, escreveu.

Conforme o secretário, destas 10 pessoas de Sacramento, 4 delas tiveram contatos com a pessoa que apresentou positiva em Uberaba. “Todos estão em isolamento domiciliar sendo monitorados pelos ACSs [Agente Comunitário de Saúde]. As outras 4 pessoas foram encaminhadas para a sua cidade de origem e foi realizada uma notificação nas secretarias de saúde destas cidades”, esclareceu.

Ainda de acordo com o gestor, o boletim epidemiológico de hoje será divulgado amanhã às 9 horas porque a Central passou a funcionar 24 horas.