Médicos sacramentanos são destaques no país com o projeto ‘Bariatricando sem Censura’

Cirúrgia Bariátrica

Thiago Sivieri trabalha na área da cirurgia bariátrica, enquanto André Araújo na cirurgia plástica pós a bariátrica.

A obesidade é hoje um problema de saúde pública e vem aumentando sua incidência na população brasileira e mundial. Estima-se que há aproximadamente 1,7 bilhão de obesos ao redor do mundo.

Como a obesidade é um fator de risco para várias doenças e, pode limitar a qualidade de vida e diminuir a expectativa de vida, o seu tratamento é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Aqueles pacientes que apresentam obesidade mórbida (IMC maior que 40), ou seja, o excesso de gordura pode colocar a saúde do paciente seriamente em risco além de diminuir o tempo de vida, devem diminuir o seu peso por medidas dietéticas, atividades físicas e tratamento multidisciplinar com endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, dentre outros. Os pacientes que falham no tratamento clínico da obesidade mórbida podem ser encaminhados para a cirurgia bariátrica.

Contudo, nossa reportagem descobriu pelas redes sociais, a página do Facebook que está bombando no acesso às informações, é o “Bariatricando sem censura”, o maior canal do Brasil e, quiçá, do mundo, destinado aos pacientes da cirurgia de redução do estômago. Neste projeto, há dois médicos da cidade de Sacramento (MG), o cirurgião do Aparelho Digestivo, Thiago Sivieri - filho do médico José Carlos Sivieri, que reside em São José do Rio Preto (SP); e o cirurgião plástico André Araújo Ferreira Martins – filho da farmacêutica Jane Araújo, atualmente residindo em São Paulo (capital).

Thiago Sivieri entrou primeiro projeto e está há 2 anos; somente ele e André, são os únicos profissionais da área da medicina, juntamente com outros profissionais das áreas de Nutrição, Psicologia, Educação Física e outras, que também dão suportes aos pacientes que tem interesse ou que fizeram cirurgia bariátricas e a pós-bariátrica.

“Eu vejo isso como uma forma de aproximar ainda mais os pacientes de nós médicos, é uma oportunidade deles que não tem muito contato com os médicos para tirarem suas dúvidas sobre a cirurgia de redução de estômago. Hoje em dia, na era da informática e das redes sociais, isso é muito acessível a quase todos, então esse projeto leva informações totalmente de graça aos pacientes e eles tem este contato direto comigo, através dos vídeos (lives), tirando dúvidas e aproximando ainda mais os pacientes dos profissionais da área, que podem sem dúvida nenhuma melhorar o resultado desta cirurgia”, ressalta.

Informação realmente é tudo, e na maioria das vezes, o paciente não consegue tirar todas suas dúvidas dentro do próprio consultório médico.

O médico André Araújo destaca que muitos desses pacientes acabam apresentando flacidez e dobras de pele importantes após a perda de peso que podem diminuir a qualidade de vida dos pacientes. “Para reparar estas anormalidades, a cirurgia plástica reconstrutiva lança mão de um enorme arsenal de técnicas e procedimentos para corrigir estas alterações e aumentar a qualidade de vida e autoestima dessas pessoas”, informa.

O acesso amplo à internet trouxe aos usuários das redes de informações sobre o tratamento da obesidade em todas as suas etapas (antes do emagrecimento, durante o processo de emagrecimento e após).

“Isso vem tornando nossos pacientes cada vez entendedores do seu problema, dos benefícios do tratamento assim como os riscos e outros pontos negativos. Como cirurgião plástico especialista em tratamento pós-grande emagrecimento, participo como convidado deste grupo da rede social para dar informações e explicações médicas embasadas cientificamente para os interessados nas cirurgias plásticas. Esse grupo possui vários outros profissionais médicos e não médicos especialistas em obesidade que também contribuem para esclarecer dúvidas sobre esse complexo tratamento”, destacou.

A obesidade morbidade é uma doença crônica e deve ser tratada com energia e abordada por vários ângulos, pois, na maioria das vezes, não em uma única causa. Com o tratamento da obesidade, seja clínico ou cirúrgico (com a cirurgia bariátrica), geralmente, ocorre uma maciça perda de peso o que melhora a saúde dos pacientes, mas os pacientes podem apresentar deformidades corporais que necessitem de cirurgias reparadoras.

A cirurgia plástica é muito importante para minimizar os estigmas da obesidade após o emagrecimento, e a informação com qualidade, acessível pela internet e com profissionais capacitados tem contribuído para desmistificar o tratamento e alertar os indivíduos que sofrem dessa doença sobre a necessidade de seu tratamento.

Para quem não fez a cirurgia ou já fez, e quiser participar do grupo para se inteirar das informações com os profissionais, basta solicitar o convite na página do Facebook, o link é: https://www.facebook.com/groups/bariatricandosemcensura/

Conheça os médicos do “Bariatricando sem Censura”:

DR. THIAGO SIVIERI

 

thiago

Dr. Thiago Sivieri, médico formado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição. Com Título de especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). Membro da Sociedade Brasileira de Vídeo Cirurgia (SOBRACIL) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Médico Assistente da equipe de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (FAMERP). Junto à esposa Francine de Mattias Sivieri, fundaram a Clínica Sivieri.

DR. ANDRÉ ARAÚJO

andré

Dr. André Araújo oferece excelência nas áreas de cirurgia plástica e reconstrutora em clínica particular em São Paulo, no Grupo NotreDame Intermédica (São Paulo/SP) onde é cirurgião plástico responsável pelo setor de ex-obesas (os), na Santa Casa (São José dos Campos/SP) onde é cirurgião plástico da unidade de tratamento de queimados e na Fundação do ABC (Santo André/SP) é cirurgião plástico reconstrutor. Também é Membro das principais instituições que congregam os profissionais da sua área de atuação: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), American Society of Plastic Surgeons (ASPS), International Society for Burn Injuries (ISBI) e Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

André atende em duas cidades atualmente. Em São Paulo (capital), sua clínica está a uma quadra da Avenida Paulista, um dos pontos turísticos mais característicos da cidade de São Paulo, no número 211 da Alameda Santos. Fácil acesso por todas as regiões da cidade pelas avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio e pelas Alamedas Joaquim Eugênio de Lima e Jaú. O prédio tem estacionamento terceirizado para clientes e está a duas quadras do Metrô Brigadeiro.

Em Luís Eduardo Magalhães (BA), no oeste do estado da Bahia, Dr. André Araújo atende na Clínica São Camilo, no número 706 da Rua Piauí.