Secretaria de Saúde lança “UBS Itinerante”

Na quarta-feira passada, 1º de Maio, foi celebrado o Dia do Trabalhador, data comemorativa internacionalmente, reconhecida em vários países do mundo. O SUS desenvolve ações voltadas especialmente para a saúde do trabalhador, que devem ser incluídas na agenda da rede básica de atenção à saúde. Com essas ações, a assistência é ampliada e a atenção se volta para um adoecimento específico que exige estratégias de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Vale citar como exemplos os problemas causados pelo esforço repetitivo como LER e DORTS; por utilização de agrotóxicos cuja contaminação ambiental pode causar agravos à saúde da população trabalhadora; o trabalho dos catadores de lixo, que pode trazer vários agravos, caso os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) não sejam utilizados corretamente; o trabalho no campo, no manuseio da enxada e movimentos feitos para o plantio e colheita inadequadamente que causam dores na coluna, cervical, lombar e nos ombros.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sacramento desenvolve em Sacramento o Projeto UBS Itinerante em que profissionais de uma equipe multidisciplinar vão até aos locais de trabalho ampliando o acesso as ações e serviços de saúde para estes trabalhadores.

Serviços de Imunização, exames de glicemia, tomada da pressão arterial, testes rápidos de sífilis, hepatites e HIV são exemplos destas ações. Qualquer empresa, associação ou entidades públicas ou privadas que desejarem parceria com estes serviços podem solicitar com o enfermeiro responsável pelo Programa Saúde em Casa mais próximo.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde/Sacramento