Secretário de Saúde garante que unidades de saúde possuem horários estendidos

Secretaria de Saúde

Valendo a partir desta quinta-feira (16), portaria expedida pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que regulamenta que os municípios possam solicitar a ampliação do horário de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF).

De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é que mais de 2 mil Unidades de Saúde da Família (USF) já estejam aptas a participar do Programa Saúde Na Hora. “Objetivo é ampliar acesso aos serviços da Atenção Primária à Saúde e desafogar as emergências”, garantiu o ministro durante a assinatura da portaria.

A partir de agora, os municípios que ampliarem o horário de atendimento à população nas USF passam a receber mais recursos do Governo Federal. Porém este não é o caso de Sacramento.

Por telefone, gentilmente o secretário municipal de Saúde, Reginaldo Afonso, esclareceu que o programa atende somente os municípios com unidades de saúde com no mínimo 3 equipes para funcionar 60 horas, ou no mínimo 6 equipes para 75 horas.

“Sacramento não está apto, muito embora em todas as nossas unidades de saúde já possui atendimento estendido”, declarou.

Em Sacramento, os postinhos ou unidades de saúde, funcionam nos seguintes horários: das 7 às 11, 12 às 16h, 17 às 21h. O que ocorre, é que os horários são estendidos, em dias e unidades diferentes, durante o decorrer da semana.