TOP UAI explica melhor os números de casos suspeitos do Coronavírus em Sacramento

coronavírus

Muita gente deve estar se perguntando como que se deu o salto de 2 casos suspeitos do Covid-19 - conforme divulgação na manhã de segunda-feira (23) para 18 casos (boletim emitido na noite desta quarta-feira, 25).

Na última segunda-feira, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Sacramento divulgou a noite (conforme divulgamos nesta matéria "Coronavírus: Comitê divulga boletim detalhado de atendimentos em Sacramento" ) que na cidade teriam 17 casos de síndrome respiratória aguda grave.

Talvez o que boa parte da população, não entendeu é que esse número citado acima já se referia aos do Covid-19.

Gentilmente, o secretário de saúde Reginaldo Afonso dos Santos, explicou que o Município cumprindo determinação do Ministério da Saúde, passou a contabilizar os casos com contaminação comunitária.

O que é Contaminação Comunitária?

É aquela entre pessoas que não viajaram ao exterior e nem tiveram contato com viajantes, a chamada transmissão comunitária ou sustentada.

Até então, divulgávamos outras duas formas: daquelas pessoas que viajaram ao exterior, vindos de países com circulação do vírus; e a de quem teve contato com quem viajou ao exterior, chamada de transmissão local.