Caminhos da Inclusão

Por: Coletivo de Psicólogos (as) de Sacramento.

Para uma sociedade que vive sob a lógica de consumo, de padrões de beleza, comportamento e desigualdades sociais, a inclusão das pessoas com deficiências ainda é um desafio não só para famílias que sentem diariamente o peso dos olhares e julgamentos, como também para nós, profissionais da Psicologia que trabalhamos no cotidiano o empoderamento e a autonomia destas pessoas.

É um processo histórico e cheio de lutas. Durante anos, as PCD (Pessoa com Deficiência) foram consideradas improdutivas para a sociedade. As "deficiências" eram vistas como incapacidades e limitações e desta forma, eram desconsideradas todas as outras potencialidades e possibilidades do indivíduo, o que acarretou em inúmeros acontecimentos de exclusão e isolamento.  Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), um quarto da população com deficiência sofre maus tratos e abusos violentos, tanto de ordem física, quanto psicológica, como formas de intimidação, isolamento social e privação do poder de tomada de decisão.

É importante conscientizar toda a sociedade sobre as capacidades e contribuições das PCD (Pessoa com Deficiência). Juntos, precisamos garantir direitos e promover o respeito, combatendo os estereótipos, preconceitos e todas as formas de exclusão.

Podemos nos questionar: será mesmo que a questão da deficiência pode ser vista somente a nível de indivíduo?  Não seriam as ruas inacessíveis, as maiores deficiências?  Ou mesmo o sistema de ensino não estaria deficiente para algumas pessoas? Não seria nosso preconceito e falta de empatia a maior deficiência?

Incluir é estar aberto às diferenças.

*Este texto foi elaborado pelo coletivo de psicólogos da cidade Sacramento – MG, como parte das ações realizadas em comemoração ao Dia 27 de Agosto - Dia do Psicólogo. Na oportunidade agradecemos os parceiros Café Amuba, Clóvis Debroi Paisagismo, Jornal o Estado do Triângulo, Queijos Scala, Rádio Jaguara FM, Rádio Sacramento – FM, Supermercado Maísa e Jornal Online TOP UAI que apoiaram e patrocinaram a realização dessas atividades.