Constelação Familiar: você com certeza já ouviu sobre esse assunto

constelaçao familiar

“Somente quando estamos em sintonia com o nosso destino, com os nossos pais, com a nossa origem, tomamos o nosso lugar, temos força” - Bert Hellinger

O assunto é Constelação Familiar. Para entender melhor, entrevistamos a Master Coaching, Goretti Rodrigues. Confira a íntegra dessa entrevista abaixo:

TOPUAI - O que é Constelação Familiar? É um tratamento psicológico, uma terapia... explique sobre o método.

Goretti - É uma abordagem da Psicoterapia Sistêmica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.

Um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas identificadas pelo seu criador Bert Hellinger.

A constelação sistêmica é praticada em uma única sessão, o facilitador olha para a dinâmica especial da família do cliente, e o ajuda a compreender e absorver uma solução ou mudança.

TOPUAI - Segundo informações, o método contribui para melhorar a vida das pessoas. Comente sobre isso.

Goretti - É um método inovador pela sua profundidade e simplicidade, por trazer para o consciente aquilo que está oculto em apenas uma sessão.

Conhecer as leis sistêmicas e aplicá-las com humildade em seu dia a dia é um fator que traz uma organização no sistema familiar.

As três leis: Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio.

TOPUAI - Como é realizado o método?

Goretti - Alguém que quer resolver alguma situação e leva uma questão para ser analisada, por exemplo: a depressão ou a dificuldade de lidar com o dinheiro. Sem dar muitas explicações, o cliente seleciona indivíduos para representar diferentes membros da sua família, incluindo alguém para representar a si mesmo.

Sem lhes dar qualquer explicação ou instrução, o cliente posiciona essas pessoas para representar os membros reais da família, organizando-os na sala de qualquer forma que sentir.  Então, teremos um retrato de uma família, essa configuração expressa naturalmente, algo sobre o grau de intimidade, dor, amor ou sentimento de abandono e exclusão, que cada membro da família sente em relação ao outro.

Muito rapidamente, os representantes do grupo começam a sentir o que o membro original da família verdadeiramente sente ou sentiu um dia.  Como sensações no corpo e também expressões espontâneas que explica a situação que se apresenta.

Através de um olhar sistêmico, analisando as dinâmicas que se apresentam no campo do cliente, o facilitador consegue identificar qual foi a lei violada e apresenta uma solução, baseados nas ordens sistêmicas. A imagem final da constelação é uma imagem de solução.

É uma oportunidade de descobrirmos de que forma continuamos enredados dentro do sistema familiar e que papéis assumimos inconscientemente.

Somente encontrando o verdadeiro papel que nos cabe dentro da família, podemos nos sentir livres e resgatar nossa vida com dignidade e totalidade.

O representante = aquele que participa fazendo o papel de um dos membros da família não precisa ter tido qualquer experiência anterior e não deve saber nada sobre a família do cliente.

TOPUAI - Explique a forma para aplicação desse método? O que se estuda para constelar as pessoas?

Goretti - Existem hoje no Brasil várias escolas qualificadas que oferecem este curso (com duração de 18 meses aproximadamente), a escola referência no Brasil é a própria escola do Bert Hellinger, a Hellinger Siencia, acesse https://www.hellinger.com/pt/pagina/constelacao-familiar/hellinger-scienciar/

A pessoa que pretende atuar como facilitador de constelações, deve ter um trabalho prioritário, onde garante seu sustento, pois segundo Bert Hellinger, a constelação não pode ser usada como o trabalho principal, para não ficar vinculado à necessidade financeira.

TOPUAI - Existe dois tipos: individual e de grupo. Explique a diferença.

Goretti - No grupo colocamos as pessoas para representar membros da família do cliente ou da empresa em que trabalha. As pessoas entram no campo de energias e sentem as emoções daquela pessoa a qual está representando (pai/mãe, etc). Isso mostra ao cliente onde o amor está preso e o que ele pode fazer para que o amor flua e transforme a sua vida positivamente. O efeito é imediato.

Na sessão individual, utilizamos bonecos ou outros objetos para representar as pessoas do sistema do cliente. É uma abordagem profunda e personalizada que traz compreensão e mudança na forma de pensar e agir.

TOPUAI - Quais temas podem ser constelados?

Goretti - Situação Financeira, relacionamentos, doenças, alergias, distúrbios, dificuldade de aprendizagem, depressão, obesidade, vícios, dificuldades financeiras, estagnação ou problemas nas empresas.

TOPUAI- A quem é recomendado o método?

Goretti - Pessoas com dificuldades nos relacionamentos e quem não consegue ser feliz. Pessoas que tem um problema há muito tempo e não tem conseguido resolver sozinho. Dificuldades para ser feliz na vida pessoal e profissional.

TOPUAI - Segundo uma matéria que saiu no programa Fantástico, sobre "Juízes usam técnica da Constelação para resolver conflitos nos tribunais...", como você analisa a aplicação desse método?

Goretti - Pelo menos 11 estados (Goiás, São Paulo, Rondônia, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amapá) e o Distrito Federal já utilizam a dinâmica da "Constelação Familiar" para ajudar a solucionar conflitos na Justiça brasileira.

A medida está em conformidade com a Resolução CNJ n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estimula práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos de interesse do Poder Judiciário.

A técnica vem sendo utilizada como reforço antes das tentativas de conciliação em vários estados. Isso favorece a justiça porque é uma forma de conseguir analisar verdadeiramente as intenções dos envolvidos no processo e trazer uma solução para todas as partes. Pois é possível analisar a situação de uma forma neutra, no qual uma pessoa (que não faz parte do processo) conduz a negociação sem poder de decisão.

É uma forma de tomar decisão com informações invisíveis e verdadeiras, isso tem contribuído para muitas conciliações, um grande avanço nas relações ganha x ganha dos tribunais.

                  * A profissional atende individuais em Uberaba, Uberlândia e Sacramento. Contato: (34)  9 9922.5944 ou entre no site: www.gorettirodrigues.com.br