História em quadrinhos sobre Carolina Maria de Jesus é premiada na França

Carolina Maria de Jesus

HQ brasileira ‘Carolina’ é premiada no Festival de Quadrinhos de Angoulême

Um júri ecumênico ligado ao Festival de Quadrinhos de Angoulême, na França, o maior evento da área no mundo, concedeu seu prêmio especial deste ano ao livro Carolina, de Sirlene Barbosa e João Pinheiro, publicado originalmente no Brasil pela editora Veneta em 2017.

Participaram do júri especialistas em quadrinhos, como: historiadores, críticos, bibliotecários, cartunistas, católicos, protestantes e agnósticos. A BD Chrétienne é uma associação ligada a igrejas católicas e protestantes da cidade, e tem presença constante nos últimos 33 anos do Festival.

O prêmio não considera apenas obras de narrativas religiosas, mas também trabalhos que destacam valores cristãos, como a tolerância.

A distinção será entregue durante o Festival pelo Presidente do Júri, Jean-Pierre Molina, na Igreja Saint-Martial de Angoulême, na quinta-feira, 24 de janeiro de 2019, primeiro dia do evento deste ano, que vai até o dia 27.

O livro com roteiro e desenhos de João Pinheiro, baseado na pesquisa de Sirlene Barbosa, conta a história da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a autora de Quarto de Despejo, livro publicado em mais 13 países nos anos 1960, e que narra seu cotidiano na favela do Canindé, em São Paulo.

Pelo menos desde a última década, sua obra passa por uma revalorização — a HQ é apenas um dos indícios.

* Redação/texto adapt./Fonte: Estadão