Médica sacramentana é homenageada em SP com a exposição Retratos de Afeto

HCB

Dra. Scylla é coofundadora do Hospital do Câncer de Barretos

A médica ginecologista e oncologista, Scylla Duarte Prata, 94, é tema da exposição Retratos de Afeto - A História do Hospital de Câncer de Barretos, realizada pelo Conjunto Nacional - Avenida Paulista, pelas lentes do fotógrafo paranaense Valdir Cruz.

Dra. Scylla nasceu em Sacramento no dia 23/11/1923. Filha de Antenor Duarte Vilela (que dá nome a rodovia de acesso à Gruta dos Palhares) e Ruth Vieira Vilela. Com apenas quatro meses de idade mudou-se com a família para Barretos. Em 1948, casou-se com o médico Dr. Paulo Prata (in memorian) com quem teve cinco filhos: Cristina (falecida), Paulo, Henrique, Beatriz e Clarice. Junto com o marido trabalharam no Hospital São Judas e foi em 1967 que se tornou Fundação Pio XII, dando início ao grande complexo que é hoje o Hospital do Câncer de Barretos, a qual é coofundadora.

O HCB é referência nacional no tratamento da doença, com atendimento gratuito pelo SUS. Hoje, além da sede em Barretos, a instituição tem unidades em outras oito cidades, além de 12 carretas que viajam o Brasil realizando exames e pequenas cirurgias. Recentemente, Dra. Scylla, que tem um carinho grande por sua cidade natal, recebeu da Câmara Municipal de Sacramento, a Comenda do Mérito Legislativo “Dr. Clemente Vieira Araújo”, pelo então vereador Cleber Cunha.

Para realizar a exposição, o fotógrafo Valdir Cruz, frequentou o HCB entre 2012 e 2015 para entender a dinâmica do lugar e acompanhar algumas das histórias mais marcantes dos pacientes. Em comemoração aos 55 anos do hospital, também será lançado o livro, “Retratos de Afeto”, com imagens e a história da instituição. Cruz levou 30 imagens para sua exposição, que segundo ele, resumem os relatos mais marcantes durante sua vivência no hospital.

De Sacramento esteve prestigiando a exposição, o ex-prefeito Bruno Cordeiro, que estava na capital paulista no último final de semana e fez questão de conferir a homenagem à sacramentana e a história do referenciado hospital.

Serviço
Data: até 3 de junho de 2017
Local: Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073 – Jardins, São Paulo
Informações: www.valdircruz.com

Confira na nossa Galeria de Imagens fotos inéditas da exposição em SP.

 

Dra. Scylla com seu filho Paulo Henrique em sua última vinda a Sacramento, em março de 2017 na Câmara Municipal
Dra. Scylla durante sua última visita à Sacramento, em março/2017 no evento da Câmara Municipal junto ao filho Paulo Henrique