Campanha do HVU incentiva a doação de sangue para cães e gatos

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) deu início à campanha Doação de Sangue Animal. A ação, voltada para cachorros e gatos, surgiu da necessidade do hospital de conseguir cadastros de possíveis doadores. Os animais que participarem da campanha receberão um hemograma completo, além de brindes, como cookies, da Premier, e solução bucal, da Ibasa.

A maior parte das doações são provenientes da parceria do HVU com a Polícia Militar, 8º Batalhão dos Bombeiros e Penitenciária de Uberaba. Em 2018, o hospital contou com 27 cães doadores. Este ano, o número, até o momento, é de 12 cães. Desse total, apenas 13% são de proprietários. "A grande dificuldade é exatamente a quantidade desses animais disponíveis para doação de sangue, porque são específicos. Além disso, muitos cães aparecem como possíveis doadores, mas são de índole agressiva ou muito agitados, principalmente pelo medo da agulha", explica o gerente clínico do HVU, médico-veterinário, Cláudio Yudi.

A doação de sangue animal deve ser feita entre animais da mesma espécie, nesse caso, de cão para cão e gato para gato. Para doação entre cães, é necessário que o animal tenha acima de 25kg, esteja saudável, dócil, vacinado, vermifugado e sem uso de medicação controlada. Já entre gatos, precisam estar com peso acima de 5kg, também saudáveis e vermifugados. "O Hospital Veterinário não possui uma estrutura para ter um banco de sangue e, assim, estocagem. Por isso, nós precisamos de sangue fresco, em que há a coleta, o exame e imediatamente o repasse ao cão ou gato que tem necessidade", continua o veterinário.

Os tutores que se interessarem pela campanha devem entrar em contato pelo telefone (34) 3319-8787 e cadastrarem o animal. Será formada uma lista de possíveis doadores para que o hospital entre em contato, quando necessário, para fazer a coleta.