Região perde helicóptero que atendia pacientes; aeronave é transferida para Varginha

arcanjo-06

Prefeito e Secretário de Saúde de Sacramento participarão de reunião com o Secretário de Estado de Saúde para tratarem desta questão e outras

Segundo informações da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), desde o dia 18 de agosto o comando do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), sediado em Belo Horizonte, definiu a realocação temporária do helicóptero Arcanjo-06, que permanecia em Uberaba, para a companhia da cidade de Varginha.

De acordo com a nota enviada à imprensa, tal decisão foi pautada na necessidade de rearranjo logístico, causado por manutenções não-previstas nas aeronaves da frota da Secretaria de Estado de Saúde (S.E.S) e operadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Estima-se que, tão logo seja alcançada a normalidade na manutenção, o helicóptero Arcanjo deve ser realocado na companhia de Uberaba. Entretanto, não se tem uma previsão exata, uma vez que se trata de manutenções corretivas que não tem um prazo preciso de execução.

Vale lembrar que nos últimos meses, a aeronave estava à disposição de vários municípios da região, levando pacientes em estado grave para serem atendidos em outros hospitais. Em julho último, foi divulgado o valor mensal, que seriam repassados por cada município para a disponibilidade da aeronave, como são os casos de Sacramento (aproximadamente R$ 1.400) e Uberaba (R$ 18 mil). O convênio foi assinado para os municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo-Sul (CISTRISUL).

Com essa situação, os prefeitos da região deverão participar na manhã desta quinta-feira (5), às 9h30, de reunião com o Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, que estará em Uberaba para visitar o Hospital Regional. Na oportunidade, gestores em Saúde e prefeitos, irão tratar do consórcio de Saúde e da permanência do helicóptero.

Por telefone, o secretário municipal de Saúde em Sacramento, Reginaldo Afonso dos Santos, confirmou que ele e o prefeito Wesley De Santi participarão desta reunião.