ABCZ alerta necessidade da vacina contra aftosa para Expozebu

Aftosa

A partir do dia 1º de abril próximo, por determinações do MAPA, a vacinação contra a febre aftosa passará a ser feita obrigatoriamente com o uso do frasco de 2 ml, que substituirá o de 5 ml, de acordo com o Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA), do Governo Federal. 

A ABCZ gostaria de alertar os criadores sobre as especificidades deste processo com o objetivo de garantir o acesso de seus animais ao Parque Fernando Costa durante a Expozebu: 30 de março é o  prazo máximo admitido para uso da posologia de 5 ml. A partir de 1º de abril somente poderá ser utilizada a posologia de 2ml.   

      Faltando menos de uma semana para a entrada em vigor da nova regra, a ABCZ tem sido acionada por pecuaristas de diferentes regiões brasileiras que enfrentam dificuldade em encontrar o produto no mercado. 

      Em contato com a ABCZ, o Ministério da Agricultura, Pecária e Abastecimento garantiu que o abastecimento do mercado está garantido, já que já foram produzidas, testadas, aprovadas e seladas 186 milhões de doses, que deverão estar disponíveis a partir da próxima semana. 

Fonte: ABCZ