ABCZ anuncia mudanças no Serviço de Controle Leiteiro

abcz

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou nesta segunda-feira (13) mudanças no regulamento do Serviço de Controle Leiteiro da entidade. Dois comunicados foram divulgados, sendo que um deles trata, inclusive, de uma ação conjunta com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando).

Pelos documentos, algumas alterações já passam a valer imediatamente. Entre elas, o valor da diária de controle leiteiro da ABCZ, aprovada em Diretoria, para 40% do salário mínimo vigente, não tendo mais valores adicionais em função do número de ordenhas, conforme o novo regulamento do serviço.

Outra grande mudança tem a ver com a inclusão de pesagens de Concurso Leiteiro e fora do rebanho de ordenha. "Não será permitida a inclusão de pesagens de concurso leiteiro na lactação oficial das matrizes participantes do Serviço de Controle Leiteiro da ABCZ. Além disso, é importante ressaltar que o serviço deve ser efetuado no horário e na rotina habitual da ordenha do rebanho, não podendo ser realizado fora da propriedade rural submetida ao controle leiteiro", destaca Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite.

Girolando. No que diz respeito às mudanças para os criadores inscritos no Controle Leiteiro tanto da ABCZ quanto da Girolando, Mariana revela que será cobrado apenas um único valor, prevalecendo o maior deles de uma das duas tabelas, respeitando-se as regras de cada associação. Nesse caso, para o reembolso do deslocamento, o critério é o mesmo, e a mudança passa a valer no próximo mês.

"Com a implantação dessas medidas será possível aumentar a quantidade de rebanhos participantes e consequentemente a quantidade de dados coletados, que são essenciais para a realização das avaliações genéticas de seus respectivos programas de melhoramento", finaliza.

Para conferir os dois comunicados, clique nos links abaixo:

 Comunicado ABCZ

 Comunicado Girolando e ABCZ