ABCZ comemora certificação do Brasil como livre de aftosa com vacinação

ABCZ

O Brasil recebeu oficialmente nesta quinta-feira (24) a certificação de país livre da Febre Aftosa com vacinação. O novo status sanitário foi entregue ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, durante a 86ª reunião da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris. O documento foi entregue na presença de importantes lideranças do setor, incluindo a diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza.

     A expectativa é de que a certificação amplie ainda mais o interesse internacional na pecuária brasileira, abrindo novos mercados para a exportação.

     "A ABCZ, claro, comemora esse novo status já que ele vem ao encontro do trabalho que temos desenvolvido em todo o Brasil, em prol de uma pecuária de qualidade e cada vez mais valorizada mundialmente. Parabenizo o Governo Federal pela incansável dedicação nesse sentido, mas precisamos ressaltar também o mérito de todos os pecuaristas do país. Uma certificação como essa só é possível graças ao empenho de um setor inteiro, que sempre esteve unido em busca das melhores condições sanitárias para o nosso rebanho. Sinto-me orgulhoso de fazer parte de uma categoria tão unida e trabalhadora", destaca Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

     O mesmo tom de comemoração e agradecimento é usado pelo ministro Blairo Maggi. "O Brasil vem numa luta, em um programa de mais de 60 anos para erradicar essa doença e, nos últimos anos, fez um esforço muito grande para finalmente resolver o problema. E, a partir desse reconhecimento, o Brasil tem novo status no mercado mundial e poderá acessar mercados que ainda estão fechados", diz.

     Maggi destaca ainda a próxima meta do governo, que é atingir a certificação de país livre da Febre Aftosa sem vacinação. O programa elaborado pelo Ministério da Agricultura, em parceria com produtores rurais, prevê que até 2023 seja possível cessar a vacinação no país, iniciando a retirada já a partir do ano que vem.

     Sessão OIE. A 86ª sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) foi aberta no último domingo (20) e segue até o fim dessa semana. Além da diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza, o gerente comercial da entidade, João Gilberto Bento, representa a Associação no encontro.