ABCZ, Embrapa e Emater discutem estratégias para programa de recuperação de pastagens

abcz

Reunião realizada hoje (11) na sede da ABCZ em Uberaba traçou novas estratégias para o Integra Zebu – o programa de recuperação de pastagens, que está em formatação pela Associação em parceria com a Embrapa. Além de representantes das duas entidades, a Emater-MG também esteve representada e apresentou formas de como poderá contribuir para a viabilização do projeto.

"Tomamos conhecimento das atividades da Emater e discutimos como podemos alinhar as duas atuações sem sobreposição de trabalho. Nossa intenção é integrar. Queremos ainda este ano terminar toda a formatação, com uma apresentação completa de indicadores, metas, custos e parceiros, como a Emater", afirmou o pesquisador Claudio Takao Karia, Chefe-Geral da Embrapa Cerrados, que participou da reunião ao lado de Marcelo Ayres Carvalho, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimentos; José Humebrto Valadares Xavier, chefe de transferência de tecnologias; e Giovana Maciel, pesquisadora, todos da Embrapa Cerrados.

A intenção, segundo João Gilberto Bento, gerente comercial da ABCZ é que já no próximo ano agrícola - safra 2020/2021 – seja implantado um projeto piloto na região do Triângulo Mineiro. "Vamos aprender na prática como desenvolver essa ação e, em seguida, levar o Integra Zebu para todo o país", explica, destacando que, hoje, mais de 70% das pastagens brasileiras estão degradadas.

Representando a Emater esteve Wilson Marajó, gerente regional.

Fazenda Experimental. Uma segunda etapa da reunião foi focada em projetos para a Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior em 2020. Segundo Claudio Takao Karia, Chefe-Geral da Embrapa Cerrados, o início do ano agrícola que acontece agora requer a definição de toda a programação do que será plantado e exposto para os visitantes no ano que vem, durante a ExpoZebu. "Já temos um convênio e atividades compromissadas com a ABCZ. O que estamos fazendo é detalhando as ações e discutindo as propostas de nossos técnicos", concluiu.