ExpoZebu 2019: edição especial da feira chega ao fim com excelentes resultados

expozebu

A promessa era da maior edição dos últimos anos, e ela se cumpriu! A ExpoZebu 2019 terminou neste domingo (05) superando expectativas de público e registrando alta movimentação financeira.

"Tudo que foi programado foi bem cumprido! A ExpoZebu 2019, além de, mais uma vez, realizar seu caráter técnico, foi uma grande confraternização internacional, nacional e municipal. Agradeço a todos os associados, parceiros comerciais, prestadores de serviço e, claro, a todos colaboradores da ABCZ, por essa grande dedicação. Agradeço também a população de Uberaba e a todos os visitantes nacionais e internacionais que prestigiaram nossa feira. Comemoramos nosso primeiro centenário e, se dúvida nenhuma, começamos a escrever os próximos cem anos com uma feira histórica" destaca o presidente da entidade, Arnaldo Manuel Machado Borges.

Por falar em público, a previsão de atrair cerca de 280 mil pessoas ao Parque Fernando Costa e Fazenda Experimental da ABCZ- Orestes Prata Tibery Júnior foi das que foi superada. Ao longo da ExpoZebu 2019, foram 291.456 visitantes. A quantidade equivale a um crescimento de mais de 20% na comparação com a edição passada.

Destaque também para a participação de visitantes internacionais, que mais uma vez foi recorde, com 17% a mais do que em 2018. Foram 603 estrangeiros interessados na genética do Zebu brasileiro, de 57 países, recepcionados no Salão Internacional da ExpoZebu.

Outro grande destaque da feira fica com a quantidade de animais participantes. Entre zebuínos para julgamentos, controle leiteiro e exposição, são 1.817 exemplares. Já quando somamos também animais em leilões, shoppings, equinos e muares, a ExpoZebu 2019 reuniu 4.094 animais. Números que também representam um crescimento na comparação com o ano anterior e comprovam a força do evento.

A movimentação financeira com os leilões também cresceu. Em 28 remates realizados nesta edição, o faturamento total de cerca de R$49 milhões. Neste valor ainda serão somados os resultados com os oito shoppings de animais que divulgarão o balanço nos próximos dias.

Confira outros números da ExpoZebu 2019:

Feira de Gastronomia. A segunda edição da feira contou com 72 stands, que reuniram produtores de queijo, doce, café e cachaças. As parcerias com o Senar e o Sebrae ampliaram os cursos oferecidos e o número de rodadas de negócio. Além disso, a novidade foi o festival de jazz Sons e Sabores, com apresentações culturais em todos os dias da feira.

Museu do Zebu. Com uma mostra focada em contar a história dos 100 anos da ABCZ, mais uma vez o Museu do Zebu atraiu milhares de visitantes durante a feira. Os tradicionais os projetos educativos e culturais foram desenvolvidos tendo a participação de cerca de 4.500 crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas da região no 'Zebu na Escola'.

Concurso Leiteiro. A produção leiteira do Zebu também esteve à prova, em um campeonato que reuniu 59 fêmeas das raças Gir, Guzerá, Sindi e Guzolando, com a realização de 10 ordenhas em cinco dias. Este ano, juntamente com o concurso, foram lançados o 17º Sumário Nacional das Raças Zebuínas Leiteiras e o selo Leite do Zebu.

ABCZ EquiShow. Mais uma vez, a ExpoZebu abriu as porteiras para os cavalos, na Fazenda Experimental da ABCZ. Cerca de 400 animais das raças Quarto de Milha e Crioulo participaram de provas de rédea e ranch sorting. Outra novidade este ano foi o 1º Concurso de Marcha de Muares, que recebeu 115 animais em 11 categorias, nos dias 4 e 5 de maio.

Dias de Campo. Foi também na Fazenda Experimental da ABCZ que os visitantes da ExpoZebu puderam conhecer na prática as novidades tecnológicas e pesquisas para o setor. Em parceria com a Embrapa, uma programação de Dias de Campo foi realizada. Foram apresentadas novidades tecnológicas relacionadas a forrageiras, recuperação e estabelecimento de pastagens e bovinocultura de leite em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Punganur. Na comemoração dos 100 anos da ABCZ, um marco histórico aumentou a quantidade de raças registradas pela entidade. Trata-se dos animais Punganur. Ao todo, foram registrados 10 exemplares. A raça zebuína é caracterizada por pelagem e rusticidade muito semelhantes às do Nelore, mas que possui como caráter dominante o porte menor mesmo depois de adulto, que, normalmente, não passa de um metro de altura.

Ficebu. Mais uma vez, a reunião da Federação Internacional de Criadores de Zebu aconteceu durante a feira. Ao final da reunião, ficou decidido que os países devem trabalhar para criar uma padronização das raças zebuínas a fim de que haja uma convergência dentro da federação. A Colômbia foi escolhida para sediar a 1ª Feira Internacional de Gado Zebu. Integram a Ficebu os seguintes países: Brasil, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Costa Rica e Estados Unidos.

ABCZ Jovem. Cerca de 800 estudantes e jovens profissionais do setor se reuniram durante a 85ª ExpoZebu, no 10º Encontro Rural Jovem. Eles debaterem o futuro da pecuária nacional com base na sustentabilidade e no empreendedorismo com pesquisadores da Embrapa e empresários do setor de biotecnologia.

Entretenimento. Cinco grandes shows nacionais agitaram a temporada 2019, que recebeu Marília Mendonça, Ferrugem, Gustavo Lima, Diego e Victor Hugo e Gustavo Mioto. A programação de entretenimento contou ainda com o tradicional 'Festival de Food Trucks' e uma grande praça de alimentação.

Churrasco 100 Fronteiras. Dezesseis chefes de cozinha de várias partes do Brasil se reuniram no Pavilhão Multiuso para preparar diversos pratos a base de Zebu, para quase 1 mil pessoas. Na lista de opções estavam costela de Zebu assada no fogo de chão, quibe em formato de hambúrguer, utilizando patinho de Zebu, pernil de Zebu confitado na banha de porco com molho de goiabada, linguiça cuiabana de alcatra de Zebu e até uma peça inteira de Zebu.

Recorde mundial. Encerrando a programação desta edição, o 'Zebu para Todos' colocou a ExpoZebu 2019 no livro mundial dos recordes, o Guinness Book. Com um total de 4.778 quilos de Zebuiada, o recorde de maior quantidade de carne preparada de uma única vez em uma mesma panela agora é da ABCZ. Ao todo, 40 pessoas trabalharam por mais de oito horas para concluir a receita, que levou acém e coxão duro de Zebu.

Mais que um recorde, o evento também representou a maior ação social realizada durante da feira. É que metade da Zebuiada foi doada para mais de 30 instituições de Uberaba. Além disso, o valor adquirido com a venda dos ingressos para o público em geral foi destinado ao grupo de Combate ao Câncer (Vencer) e à Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde (Oasis), ambos de Uberaba, além do Hospital de Amor, de Barretos (SP). Cerca de 10 mil ingressos foram vendidos.