ExpoZebu: confira a programação para esta sexta-feira (03)

expozebu

Homenagens, ciclos de palestras e um grande show nacional irão marcar o sétimo dia de programação da 85ª ExpoZebu, a maior feira da pecuária zebuína no país.

Às 08h tem início o ‘10º Encontro Rural Jovem’, ponto alto da programação da comissão ABCZ Jovem durante a ExpoZebu. Mais uma vez estudantes de ciências agrárias, filhos de associados e jovens empreendedores contarão com um ciclo de palestras e uma mesa redonda sobre os desafios do agronegócio.  Entre os especialistas que participarão do evento estão Murilo Dorazio, CEO da empresa Major, que irá falar sobre "A Nova Onda da Pecuária"; e os pesquisadores da Embrapa Cerrado, João K. e Luiz Adriano Maia Cordeiro, que irão falar sobre o "Histórico do Desenvolvimento de Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). O encontro será realizado no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa.

A programação da feira segue movimentada com outras atividades. Durante o dia, continuam os trabalhos de julgamento dos animais participantes, no Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas Torres Homem Rodrigues da Cunha.

Às 17h acontece o encerramento e a divulgação dos resultados do 41º Concurso Leiteiro das Raças Zebuínas. Ao todo, 59 matrizes participam do torneio este ano. O número é 18% maior do que no ano passado. Após a divulgação dos resultados, acontece o lançamento do Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas Leiteiras. A súmula que já está em sua 17ª edição, é lançada anualmente pelo Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas e engloba avaliações das raças zebuínas leiteiras Gir, Gir Mocha e Sindi. Os eventos serão realizados no Complexo Concurso Leiteiro das Raças Zebuínas, Vanderley Alves de Andrade.

As homenagens começam às 16h com o descerramento da placa designativa do auditório José Rubens de Carvalho. O selecionador conhecido carinhosamente como Rubikinho de Carvalho dará nome ao novo auditório do salão internacional da ABCZ. O espaço, com capacidade para cerca de 50 pessoas, foi construído para atender o crescente público internacional do Parque Fernando Costa. A cerimônia de inauguração será realizada no Salão Internacional da ABCZ.

Ás 19h acontece o ‘Mérito ABCZ’, ao todo, 32 criadores, técnicos e personalidades que contribuem para o desenvolvimento da pecuária zebuína receberão a comenda no evento que também comemora os 100 anos da ABCZ. O Mérito ABCZ foi criado em 1977 e é entregue, todos os anos, durante a ExpoZebu. Pelo terceiro ano consecutivo, a diretoria da ABCZ abriu espaço para que os associados de todo o país indiquem personalidades que se destacam no desenvolvimento de trabalhos em prol do crescimento da pecuária zebuína. A solenidade de entrega da comenda acontecerá no Centro de Eventos da ABCZ Rômulo Kardec de Camargos.

Na lista de opções de entretenimento, juntamente com os bares e restaurantes que funcionam no interior do Parque, continua a programação do Festival Zebu Food Truck, com várias opções gastronômicas e a apresentação de artistas regionais. Já no palco principal da feira quem se apresenta é o cantor Gusttavo Lima, com portões abertos a partir das 20h.