ExpoZebu: Nos seus 100 anos, ABCZ lança versão atualizada do livro 'ABCZ História e Histórias'

abcz

O centenário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu será comemorado e reverenciado de várias formas. Uma delas é a reedição do livro "ABCZ História e Histórias". A publicação é considerada uma das obras essenciais sobre a trajetória da entidade e foi lançada originalmente em 1984 e atualizada posteriormente em 2001. A terceira edição do projeto foi revisada e ganhou novo nome: 'ABCZ: 100 anos de História e Histórias'. Coube novamente às historiadoras Maria Antonieta Borges Lopes e Eliane Mendonça Marquez de Rezende, responsáveis pelas edições anteriores da obra, o trabalho de atualizá-la. "Foi uma surpresa muito agradável. Nunca imaginei que o livro seguiria para uma nova edição. Com a mesma parceira, nova redação e os novos colaboradores, meu filho, André Lopes, e Thiago Riccioppo, ambos também historiadores, só poderá sair melhor. Mais enxuto, com linguagem atualizada, creio que atrairá muitos leitores. Os 100 anos da ABCZ merece esta nova edição!", salienta a historiadora e uma das autoras do livro, Maria Antonieta Borges Lopes.

      A historiadora Eliane Mendonça Marquez de Rezende também comemorou a nova edição do livro. "Ao escrever este livro de parceria com a minha amiga Maria Antonieta Borges Lopes avaliamos com sensibilidade e rigor as origens, evolução histórica e a modernização tecnológica da entidade. Agradeço à diretoria da ABCZ pela confiança e ressalto a emoção de voltar às raízes através das pesquisas sobre a cidade de Uberaba. Gostaria também de agradecer aos queridos historiadores André Borges Lopes e Thiago Riccioppo pela competência de renovar um novo perfil do livro", celebra a historiadora e uma das autoras do livro, Eliane Mendonça Marquez de Rezende.

      A publicação terá cerca de 400 páginas, com maior destaque para a criação da Sociedade do Herd Book Zebu, que foi a primeira antecessora da entidade que posteriormente se tornaria a grande referência no agronegócio mundial, que é a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ. "Fizemos uma profunda revisão dos marcos históricos da ABCZ, e o primeiro deles ocorreu no ano de 1919, quando foi fundada a Sociedade do Herd Book Zebu – SHBZ. Essas conclusões estão fortemente baseados em documentações", explica Thiago Riccioppo, gerente executivo do Museu do Zebu.

      O livro enfoca também a retrospectiva histórica da ABCZ, como o início dos investimentos da entidade nas áreas comercial, científica e cultural.  O projeto gráfico e editorial está sob a coordenação da editora Bela Vista Cultural e do editor e jornalista Fábio Brito. "Além de contemplar os primórdios da introdução do gado Zebu no Brasil, o livro contemplará os avanços ocorridos para que o país, através do intenso trabalho da ABCZ e de sua trajetória histórica ao longo dos 100 anos de existência, desde 1919, com o surgimento da Sociedade Herd Book Zebu, se tornasse no maior exportador de carne bovina do planeta", destaca Brito.

      "Essa obra traduz o obstinado esforço da atual diretoria para ampliar e enriquecer o mosaico de informações históricas sobre a epopéia do Zebu", analisa o presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu e superintendente geral da ABCZ, Jairo Machado Borges Furtado.

      A produção tem o patrocínio da Trouw Nutrition e será apresentada ao público no dia 25 de abril de 2019, a partir das 19h, durante a abertura da Mostra Museu do Zebu, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.