Feira do Produtor Rural movimenta Parque Fernando Costa no fim de semana

feira do produtor

Evento fez parte da programação do Outubro Rosa e contou com organização da ABCZ, ABCZ Mulher, Certrim e Emater

     No último fim de semana, o pavilhão 1 do Parque Fernando Costa recebeu a Feira do Produtor Rural, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) - comissão ABCZ Mulher, Certrim (Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro e Emater MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais).

     Durante os dois dias da feira, incluída na programação da campanha de prevenção do câncer de mama do projeto ABCZ Mulher, o Outubro Rosa, mais de 10 pequenos produtores rurais expuseram os seus produtos no Parque Fernando Costa, atraindo participantes interessados em conhecer mais sobre a agricultura da região de Uberaba (MG).

De acordo estudante do 8º período de Engenharia Agrônoma no IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), Camila Angélica Santos Souza, a iniciativa de unir o produtor rural e o consumidor final traz inúmeros benefícios para os envolvidos. "Os produtores têm a oportunidade de mostrar a qualidade do que é produzido no campo todos os dias, e quem vem visitar a feira pode conhecer mais sobre a agricultura familiar, um elemento que é extremamente no mercado", explica Camila, que visitou a feira acompanhada dos pais.

     O apicultor uberabense Jairo Santos Prata foi um dos expositores da feira. Para ele, a perspectiva de firmar novas parcerias e divulgar o seu produto – o mel – foram os principais atrativos da feira. Na sua propriedade, são produzidos cerca de 20 mil kg de mel todos os anos. "Apenas em um dia de feira, já fechei parcerias com quatro ou cinco produtores. Isso é muito valioso para nós, além, é claro, de podermos mostrar a todos os melhores produtos da região. No nosso caso, podemos ensinar sobre as qualidades do mel. Para mim, enquanto agricultor, é uma boa oportunidade", avalia Jairo.

     Quem também esteve presente no Parque Fernando Costa no fim de semana foi o veterinário especialista em produção e qualidade de leite, o produtor rural José Ribeiro Neto. "Como a ABCZ representa o setor da agropecuária, é muito importante que eventos deste tipo se repitam com mais frequência. Estas feiras trazem mais pessoas para a ABCZ e mostram aos visitantes que o setor produtivo é essencial para a sociedade. Afinal, a produção de alimentos é o aspecto mais básico de qualquer sociedade. No futuro, também vou expor os meus próprios produtos aqui", promete.