Maior plano de retaguarda de urgência e emergência da história será montado em Uberaba para a ExpoZebu

expozebu

Projeto inclui disponibilização do helicóptero servirá de referência para eventos futuros, com a integração de toda a estrutura de saúde da cidade

A grande expectativa de movimento para a 85ª ExpoZebu levou o governo municipal de Uberaba, juntamente à ABCZ, a preparar a maior estrutura de atendimento de emergência e urgência já vista na cidade, com a mobilização de diversas autoridades para garantir uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação de risco que possa surgir no decorrer da feira.

O plano foi apresentado na manhã desta quinta-feira (25), no gabinete do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, pelo secretário de Saúde do município, Iraci de Souza Neto, com a participação do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. 

As entidades envolvidas incluem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as concessionárias responsáveis pelas rodovias que cruzam Uberaba (MGO e Triunfo, onde também será montado um esquema especial para o evento), o Corpo de Bombeiros, o Samu Municipal, a Central de Ambulâncias, a Central de Regulação de Leitos e as unidades hospitalares e de pronto atendimento da cidade, como o Hospital Universitário Mário Palmério, o Hospital Regional, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) e as UPAs São Benetido, Parque do Mirante e da Criança.

Para o presidente Arnaldo, a estrutura é surpreendente e será uma excelente forma de garantir que a feira decorrerá sem qualquer impedimento. "Estamos muito felizes com toda a estrutura que foi montada para atender aos uberabenses e a todos os visitantes que passarão pelo Parque Fernando Costa para prestigiar esta grande festa que a ABCZ preparou", comemora.

O fluxo operacional de segurança já está em funcionamento no Parque Fernando Costa e na Estância Orestes Prata Tibery Jr., com a retaguarda assistencial a nível ambulatorial, desde a última segunda-feira (22), e ficará à disposição até o fim da ExpoZebu, no dia 5 de maio. O atendimento especial acontece todos os dias, entre as 7h e a 1h, sendo estendido durante os dias de shows.

O prefeito Paulo Piau reafirmou o compromisso do governo municipal em oferecer todo o apoio à realização da ExpoZebu. "Este ano é especial, já que comemoramos os 100 anos da ABCZ e os 85 anos da ExpoZebu. Aqui, passam pessoas da mais alta importância, além de cidadãos comuns, que vêm conhecer os shows da feira e os animais. Uberaba está limpando a cidade e fazendo o trabalho preliminar de sempre para que os visitantes se sintam acolhidos como deve ser", afirma o prefeito.

O projeto de atendimento servirá de projeto-piloto para outros eventos na cidade, como explica o secretário de Saúde da cidade, Iraci de Souza Neto. "Toda a estrutura de atendimento de Uberaba está envolvida neste grande evento. Construímos uma operação para garantir que todas as atividades contarão com essa retaguarda de urgência e emergência para qualquer situação de risco", conta.

Uma das principais novidades da estrutura é a disponibilização do helicóptero, comandado pelo Corpo de Bombeiros. O helicóptero ficará pronto para atendimentos todos os dias, no aeroporto de Uberaba. Neste sábado (27), ele estará pousado no Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas, no Parque Fernando Costa, para atendimento durante emergência.

O major Nelson Santana Camargo, do Corpo de Bombeiros, é responsável pela base aérea. Ele revela que, além de ser usado para prestar os atendimentos necessários durante a ExpoZebu, o equipamento ficará ao dispor da cidade de Uberaba a partir de agora.

"O helicóptero ficará aqui em Uberaba depois de todo este planejamento, para que possamos ampliar o atendimento a todas as demandas que se fizerem necessárias", conta.